keyboard_backspace

Página Inicial

Artigo

Imagem pessoal: o risco de comprar fórmulas prontas

Por Marcela Baldissera *

A imagem mostra uma mulher branca e jovem de cabelos curtos da cor castanho claro. A mulher usa uma blusa branca por baixo de um blazer azul celeste, brincos e batom vermelho. X
Marcela Baldissera – Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

Já parou para pensar o que grandes empreendedores de sucesso têm em comum? Todos defenderam fielmente aquilo que acreditavam, enquanto a grande maioria os considerava loucos. Homens e mulheres autênticos em sua maneira de pensar e agir. Isso acontece porque quem busca êxito não habita o lugar comum. São pessoas que quebram padrões (ou fogem deles), pois sabem que suas ideias são únicas e por isso sustentam também um posicionamento equivalente.

Na atual corrida pelo sucesso e reconhecimento profissional, o que se observa é uma corrente com um comportamento oposto; um efeito manada de pessoas copiando as fórmulas umas das outras e muitas vezes comprando-as com roteiros prontos que prometem receitas infalíveis de sucesso e posicionamento de valor.

Mas o sucesso não é uma linha reta, há muito o que testar e mesmo que dois indivíduos tenham um plano idêntico em mãos, não há como dizer que terão o mesmo resultado.

O risco de ter cada vez mais pessoas com este comportamento (fazendo, falando e se vestindo de acordo com a fórmula que está sendo vendida) já é possível ser observado: é o risco de viver em um mundo extremamente entediante, onde todos são iguais. É o risco de viver em um mundo de pessoas altamente inseguras, que não se permitem arriscar, porque existe um “script” a seguir. É o risco de viver em um mundo com pessoas de nível intelectual inferior, pois não precisam mais pensar, “já está tudo pronto, basta repetir”.

Assim é também quando falamos de posicionamento de imagem, um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na era com alto nível de exposição pessoal e profissional.

O que temos visto é a oferta de manuais que categorizam elementos a serem usados, com promessas de gerar de maneira instantânea determinado nível de conquista, como ganhar autoridade, credibilidade, confiança, prestígio, alto valor… Um blazer, um relógio, uma bolsa, um carro, um copo onde se deve tomar água, são hoje alguns exemplos de elementos vendidos como fórmulas prontas para um posicionamento de autoridade de sucesso.

Todavia, não há como aplicar uma mesma fórmula a tantas pessoas que pensam e agem diferente.

Autoridade é fator de diferenciação sim, e os elementos acima citados, quando usados da maneira correta, também auxiliam nesta comunicação – mas não é o principal e nem o mais importante. Além dos aspectos físicos e comportamentais, um profissional de Imagem Pessoal também leva em consideração valores, preferências, objetivos e público-alvo do cliente. Somente ao aplicar um olhar personificado é possível encontrar a “fórmula” de cada um, para em seguida testar e moldar, até que se encontre a melhor equação.

É fundamental também construir uma narrativa coerente durante o processo, além do principal elemento: a busca por autenticidade.

Concluindo, quando falamos de posicionamento estratégico de valor e impacto, há que se tomar cuidado com as fórmulas prontas, pois ali não há o devido respeito e consideração com o indivíduo, logo não há valor percebido – pois ele não se expande, e sim se encolhe para encaixar.

Vale ressaltar: não estamos vestindo manequins, e sim pessoas, com suas histórias, sonhos, objetivos, e também suas fragilidades, suas forças, seu “savoir faire”. Há um universo particular dentro de cada um. E é dentro de tudo isso que surge a construção de um verdadeiro DNA de marca pessoal.

Da próxima vez que se deparar com uma oferta de propostas rápidas e tentadoras das fórmulas prontas, desconfie e lembre-se: o êxito foge dos padrões. Encolher-se para encaixar é limitar-se. E no atual mundo “fake” em que vivemos, autenticidade é valor!

Marcela Baldissera é especialista em construção de imagens autênticas e de valor para marcas e pessoas atuando como profissional no estado de SC há 12 anos.

E-mail: 
[email protected]

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. Atualmente também atua como co-host do podcast "Jogando para a Plateia" e no associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Artigo, Geral, Mercado Imobiliário

Itajaí supera Balneário Camboriú no valor dos apartamentos apartamentos

Descubra os 10 apartamentos mais valorizados de Itajaí, incluindo a cobertura do Bravíssima Private Residence na Praia Brava, avaliada em R$ 51.332.000,00.

Artigo

IMCAS 2023: catarinense relata experiência no maior congresso de beleza do mundo

Catarinense Luisa Caser, especialista em harmonização facial, compartilha insights e aprendizados durante a 24ª edição do evento que reuniu milhares de profissionais da saúde e da beleza, em Paris

Artigo, Cidades

Continuam as buscas pelo motorista que caiu em rio

As buscas pelo homem de 42 anos desaparecido desde a noite de terça-feira(11) continuam, confira os detalhes dessa trajédia.

Artigo

Artigo: Um governo que coopera, por Carlos Moisés da Silva

Governo do Estado rompeu a barreira de R$ 100 milhões repassados para obras em rodovias federais

Artigo

Pós-pandemia: tendências para atendimento ao cliente

ArtigoPor: Cleverson Siewert As adaptações para o enfrentamento ao coronavírus revolucionaram os hábitos de consumo. A internet se tornou um grande shopping center, a competividade entre as marcas se acirrou, os consumidores ficaram mais exigentes. […]

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú