keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Início da primavera deve ser marcado por aumento de temporais e ventania

Previsão indica também calor acima da média em muitas regiões

Siga-nos no google-news

O início da primavera, que começa no dia 23 de setembro, às 4h50min, deve ser marcado por aumento de temporais com granizo e ventania em Santa Catarina. Conforme a Epagri/Ciram, os meses de setembro e outubro marcam a transição inverno e verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados.

A previsão do acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste. Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registram a maior precipitação do trimestre, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm em média.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados à passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

Também é época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.

 

Temperatura:

A previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em SC, no trimestre. Especialmente na primeira quinzena de setembro ainda podem chegar massas de ar frio, com curta duração, e formação de geada fraca, sobretudo nas áreas altas do Planalto Sul. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos. São caraterísticas de inverno/primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

 

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês julho e em especial nos dias 18 a 24 de agosto de 2019, as águas no Pacífico Equatorial apresentaram ampliação da área de valores de anomalia negativa de TSM, de -0,5°C a -1,0°C (Figuras 1 e 2). Na área de monitoramento do Pacífico é observada a evolução de TSM de valores positivos para valores próximos a normalidade e negativos, com ventos Alísios próximos à normalidade, indicando Neutralidade durante a primavera de 2019.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Eventos

Bella Experience: o maior evento de revelação de talentos do Brasil chega a Santa Catarina em outubro

O evento será realizado na Arena Opus, em São José, no dia 5 de outubro, e reunirá grandes nomes do mercado da moda e do entretenimento