keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Itajaí sedia 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas

Projeto realizado pelo Edital de Apoio a Eventos Comunitários promove palestras e concertos gratuitos

Siga-nos no google-news

Durante os dias 23, 24 e 25 de maio, a cidade de Itajaí é sede do 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas. O evento temático visa a abordar um assunto diferente a cada ano, tendo o Violão Latino como protagonista nessa primeira edição. A programação contempla encontros, palestras e concertos gratuitos com violonistas de grande expressividade no cenário nacional e internacional.

Para falar do Violão Latino de forma dinâmica e abrangente, o seminário conta com a presença de três mestres desse fascinante estilo. O italiano Diego Salvetti vem representando a Europa. Tendo o violão flamenco como especialidade, o músico e pesquisador lançou recentemente o livro “Técnica para Violão”. Ricardo Villanueva, músico e sociólogo, vem diretamente do Peru para representar a América Latina no seminário. Com o livro “Guitarra Andina Del Peru”, Villanueva fez um trabalho pioneiro na catalogação e transcrição do repertório de música andina para violão. Fechando o time de violonistas, o pesquisar e músico itajaiense Ricardo Pauletti é o representante do Brasil no seminário. O renomado violonista recentemente defendeu sua dissertação de mestrado “O Violão de Sete Cordas no Brasil e sua Trajetória de Acompanhador a Solista” na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

As inscrições para as palestras serão feitas na hora do evento, com vagas limitadas (80 lugares). O 1º Seminário de Cordas Dedilhadas inicia na quarta-feira, 23 de maio, com o Encontro de Profissionais de Música na Univali. Os demais eventos do seminário acontecem na Casa da Cultura Dide Brandão. Mais informações pelo e-mail seminario.cordasdedilhadas@gma il.com ou pelo telefone (47) 99965-1357.

O 1º Seminário Internacional de Cordas Dedilhadas é realizado pela Fundação Cultural de Itajaí, através do Edital de Apoio a Eventos Comunitários, e ainda conta com o apoio do Conservatório de Música Popular de Itajaí, Curso de Música da Univali, Associação Cultural Cuerdas al Aire e Café Maestro Produções.

Programação

Quarta – 23/05/2018

10h30*: Encontro com profissionais da música na UNIVALI com Ricardo Villanueva;

16h: Palestra “Guitarra Andina Del Peru” com Ricardo Villanueva;

 

Quinta – 24/05/2018

14h: Palestra “O Violão de Sete Cordas” com Ricardo Pauletti;

16h: Palestra “Técnica para Violão” com Diego Salvetti;

19h30: Concerto com Ricardo Pauletti

            Concerto com Ricardo Villanueva

 

Sexta – 25/05/2018

20h30: Concerto com Diego Salvetti.

 

Local: Casa da Cultura Dide Brandão.

* Exceto dia 23/05 às 10h30: Curso de Música da Univali (Bloco D8 – sala 202).

 

Conheça os músicos:

 

Ricardo Pauletti

 

Violonista, compositor e arranjador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e em seguida passou a se dedicar ao choro e ao violão de 7 cordas. É graduado em música pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e mestre em música pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), onde defendeu a dissertação “O violão de sete cordas no Brasil e sua trajetória de acompanhador a solista”. Lançou os álbuns Variações Brasileiras (2011), Choro de Faia (2015) e o DVD Ricardo Pauletti Trio (2015) gravado inteiramente ao vivo com performances no Estúdio Café Maestro, no Club du Choro de Paris e no Teatro Municipal de Itajaí. Em paralelo a carreira artística, Ricardo desenvolve também carreira acadêmica atuando como professor de violão, arranjo, prática de choro e prática de conjunto no Conservatório de Música Popular de Itajaí desde 2009, onde também é o Coordenador Pedagógico. 

 

Diego Salvetti 

 

Nascido na Itália, Diego iniciou os estudos de violão clássico com o maestro e compositor Giovanni Podera e posteriormente com o maestro Giorgio Oltremari  no conservatório de Bergamo “G. Donizetti”. Aos 11 anos venceu o Prêmio Nacional do 13° Concurso de Violão em Genova “Pasquale Taraffo” na categoria juvenil. Depois de 10 anos de estudo, concluiu o mestrado em violão erudito com excelentes notas. Em 2000, foi contemplado com a bolsa de estudos 14° Concurso da Associação Bergamasca “Amici di Lino Barbisotti”. Depois da formação, começou os estudos do violão flamenco com Livio Gianola, desenvolvendo a composição e a técnica no violão de 8 cordas. Residente no Brasil desde 2015, escreve uma coluna mensal sobre violão flamenco na revista Violão Mais. Em janeiro 2018 publicou seu livro e DVD “Técnica para Violão” com prefácio do violonista Marco Pereira. 

 

 

 

Ricardo Villanueva

 

Músico, pesquisador e produtor cultural. É formado em musicologia pelo Conservatório Nacional de Lima, com mestrado no Real Conservatório de Madri (Espanha), onde defendeu a tese Musicologia para Proteção e Difusão do Patrimônio Iberoamericano. Foi o fundador da disciplina de Guitarra Andina e Crioula na Universidade San Martin de Porres e é o Diretor do Festival Internacional de Guitarra Cuerdas al Ayre, um dos mais importantes da América do Sul. Já gravou sete álbuns em sua carreira e todos com forte relação com a música andina e folclórica peruana. Em 2017 lançou o livro “La Guitarra Andina”, que foi considerado pela crítica especializada como pioneiro na catalogação e transcrição de música andina para violão. 

 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

ONDM Brasil 2024: o maior encontro da indústria da moda e da confecção chega a Balneário Camboriú

Feira ocorrerá nesta semana, de terça a quinta-feira, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Expocentro; confira os destaques da programação

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”