Itajaí foi a campeã geral da 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) que terminou neste domingo, 20, em Rio do Sul. Este é o quarto título da cidade, que conta com vitórias nas edições de 2014, 2015 e 2017.
Para ganhar o troféu a equipe somou 225 pontos, com títulos no masculino, da ginástica artística, jiu-jitsu, tênis, triathlon, vôlei de praia e os títulos do feminino da bocha, voleibol e xadrez. Neste domingo também houve a vitória no voleibol e xadrez, ambos no feminino.
Blumenau ficou com o segundo lugar com 183 pontos, seguido de São José, em terceiro, com 164 pontos, Florianópolis, em quarto, com 129; Chapecó, em quinto, com 108; e Rio do Sul, em sexto lugar na classificação geral dos Jasc com 77 pontos.
A cerimônia de premiação contou com a presença dos familiares de Simão Carione, nome dado ao troféu desta edição. Carione era um desportista funcionário da Fesporte, além de comentador desportivo, que faleceu em julho. Foi responsável por ideias para a implantação de regulamentos da Fesporte e implantação do controle de inscrições.
A vice-prefeita de Rio do Sul, Carla Bastos Miguel, disse em seu discurso que foi um privilégio sediar os Jasc. “Na competição vimos jogos emocionantes e contagiantes e muita superação em quadra e vimos que o esporte é transformador. Com o esporte pudemos dividir os mesmos sonhos. Muito obrigado a todos”, destacou.
Everton Veiga, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí, mencionou o trabalho realizado pela fundação desde o ano passado. “Estamos felizes com essa conquista. Ano passado ficamos em quarto lugar. Mexemos algumas peças no nosso time e conseguimos fazer uma mescla com nossos atletas de base. Depois veio o comprometimento dos atletas, aliado ao investimento que fizemos no grupo. A junção de tudo isso desencadeou no nosso título”, disse o presidente.
Já o coordenador geral dos Jasc, Juliano Vaz, disse que a Fesporte está feliz pelo resultado dos Jogos, pois foi a edição com maior número de atletas dos últimos anos. “Essa edição em Rio do Sul se destacou também pela qualidade técnica. Muitos campeões mundiais, atletas olímpicos participaram dos Jasc e permitiu, assim como a grande participação, que fosse umas das edições de maior índice técnico dos últimos 10 anos”, destacou Vaz, que elogiou o comprometimento de Rio do Sul em fazer uma grande competição em parceria com a Fesporte.
A etapa estadual dos Jasc em de Rio do Sul iniciou no dia 10 de novembro com a participação de 6.500 atletas de 115 municípios disputando 46 troféus. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul.