keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Itapema dispara na geração de empregos do setor da construção em 2024

Neste início de ano a cidade já abriu 727 novos postos de trabalho na construção civil

X
Imagem: Divulgação
Siga-nos no google-news

Itapema, reconhecida pelo setor da construção civil em Santa Catarina, manteve sua posição de liderança na criação de empregos neste segmento em 2023, destacando-se como a única cidade do estado a ultrapassar a marca de mil novas vagas no ano. Neste início de 2024, até o mês de fevereiro, a cidade já abriu 727 novos postos de trabalho, consolidando sua reputação como um centro de oportunidades no setor da construção civil no Litoral Norte.

Palhoça ocupa o segundo lugar

Seguindo Itapema no ranking da criação de vagas no estado, Palhoça ocupa o segundo lugar, com 519 novas oportunidades de emprego geradas no mesmo período, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este saldo positivo reflete o número de contratações em relação às demissões no setor. Em comparação, Santa Catarina como um todo viu a criação de 6 mil vagas na construção civil nos dois primeiros meses de 2024, um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 5,3 mil novos empregos. Nacionalmente, o setor da construção civil apresentou um crescimento expressivo, com 157 mil novas vagas criadas entre janeiro e fevereiro deste ano.

Itapema tem destaque desde 2020

Itapema tem se destacado consistentemente no setor desde 2020, ano em que o Caged adotou uma nova metodologia de contabilização. Em 2023, a cidade liderou o ranking estadual com a criação de 1.040 novas vagas, evidenciando o dinamismo de seu mercado de construção civil. Desde 2020, acumula a impressionante cifra de 4,3 mil empregos gerados no setor.

Crescimento demográfico

Além de seu sucesso econômico, Itapema também experimentou um notável crescimento demográfico e imobiliário. Entre os censos de 2010 e 2022, a população da cidade saltou de 46 mil para 76 mil habitantes, enquanto o número de domicílios aumentou 63%, atingindo um total de 52 mil casas e apartamentos. Este desenvolvimento tem impulsionado o setor de construção civil, refletindo-se na criação de empregos e no fortalecimento da economia local.

Completam a lista dos cinco maiores criadores de empregos na construção civil em Santa Catarina no início de 2024: Balneário Camboriú, com 467 vagas; Itajaí, com 375; e Chapecó, com 370.

Em 2023, após Itapema e Navegantes (888 vagas), Itajaí (696), Joinville (529) e Florianópolis (452) foram os principais municípios em termos de geração de empregos no setor, demonstrando a vitalidade e a importância da construção civil para a economia do estado.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Mercado Imobiliário

Investir em BC supera Bolsa em lucratividade

A escassez de imóveis frente mar, os mais cobiçados pelos investidores, resultando em uma procura superior à oferta

Mercado Imobiliário

Balneário Camboriú terá 90% de ocupação hoteleira durante o feriado de Páscoa

Os restaurantes da cidade também devem registrar um crescimento na movimentação de clientes

Mercado Imobiliário

Quiet Luxury: conheça a nova tendência do mercado imobiliário de Florianópolis

Florianópolis vê crescimento populacional com alta demanda por imóveis de luxo

Mais notícias

Geral

Calorão deve marcar o começo de maio em Santa Catarina

De acordo com a Epagri/Ciram, os termômetros devem ultrapassar os 30°C em quase todas as regiões do estado

Saúde

Brasil já tem mais de 4 milhões de casos de dengue registrados em 2024

Até agora, foram 4.127.571 casos prováveis notificados em todo o país nos primeiros quatro meses