keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Lei que viabiliza 5G em SC começa a valer

Governo do Estado sanciona o Programa de Estimula à Implantação das Tecnologias Móveis

X
REUTERS/Gonzalo Fuentes
Siga-nos no google-news

A Lei 18.442/2022 é de origem parlamentar e foi aprovada pelos deputados estaduais no início de junho. Na prática, a norma tem o objetivo principal de viabilizar a chegada do 5G (quinta geração de internet móvel) no estado. Para isso, coloca uma série de ações que deverão ser implantadas, como a promoção de um ambiente favorável à economia digital e o debate acerca dos ganhos e impactos da tecnologia 5G.

Prevê também o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.

A tecnologia de internet móvel 5G promete maior alcance e velocidade muito mais rápida. De acordo com especialistas, o sinal poderá ser até cem vezes mais veloz do que o 4G, disponível atualmente no Brasil.

A nova rede poderá permitir que quase tudo esteja conectado. Além disso, vai possibilitar o avanço de tecnologias como a telemedicina, os carros autônomos, e da chamada “indústria 4.0”, com toda a linha de produção automatizada.

Quando chega em Santa Catarina

Brasília foi a primeira cidade do país a receber o 5G. A tecnologia está disponível na Capital Federal desde a última quarta-feira (06). Em Florianópolis, o prazo máximo para que o 5G comece a funcionar é 29 de setembro, conforme cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No resto do estado, a tecnologia deverá estar disponível para a população até o final de 2029. Mas, para ter acesso à internet 5G, é preciso que o celular seja compatível. A Anatel divulgou uma lista com 68 aparelhos atualmente homologados para receber o 5G. A lista está disponível neste link.

RCN

Fonte: Clicsc

Geral

Fundador da Vinícola Girola morre aos 93 anos em SC

Ele deixa esposa, 10 filhos, 14 netos, 2 bisnetos, familiares e amigos enlutados

Geral

Santa Catarina avalia incluir rota direta para o Caribe

Copa Airlines é uma das principais companhias aéreas da América Latina, e faz rota entre a América do Sul e o Caribe e a América do Norte

Geral

Projeto confirma que plástico é o principal poluente dos costões de Balneário Camboriú

A identificação e limpeza dos pontos que acumulam resíduos nos costões rochosos começaram em agosto de 2021 e terminaram em junho de 2022

Geral

FG Big Wheel doa uma tonelada de alimentos para instituições da região

As doções foram feitas na promoção do aniversário de Balneário Camboriú

Mais notícias

Tempo

SC pode ser atingida por novo ciclone nesta semana

A semana começa quente e abafada, mas logo dá lugar a uma frente fria, que vem acompanhada de temporais e muitas nuvens

Segurança

Furto de fiação elétrica causa desabastecimento de água em cidade catarinense

A SESAN acionou a polícia, que investiga o caso para que sejam aplicadas as medidas legais contra o criminoso