keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Luna, da raça Pastor Belga de Malinois é a mais nova cão de resgate do CBMSC

A prova de certificação abrange uma série de exercícios, incluindo testes de obediência, transposição de obstáculos, avaliação de comportamento, além de busca por pessoas na área determinada

Imagem mostra cachorro da raça pastor belga de mallinois X
Siga-nos no google-news

Com 1 ano e 7 meses, a cadela Luna passou pela prova de certificação que ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), realizado em Gramado, entre os dias 4 a 6 de outubro. 

A equipe protagonista dessa conquista é do 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul, formada pelo binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) sargento Marcos Vieira e Luna. O navegador da equipe foi o soldado Eduardo Luan Sborz.

A prova realizada pela Liga Nacional de Bombeiros Militares (LIGABOM) consistiu em uma busca rural por pessoas, na modalidade de varredura de área. Nesse desafio, a equipe percorreu uma área previamente determinada e a Luna, por meio de seu faro, indicava a presença de pessoas perdidas na região. O latido dela sinalizava a localização, permitindo, assim, que os bombeiros pudessem resgatar as vítimas com precisão e agilidade.

Foto: Ricardo Trida / SECOM

Além disso, a prova de certificação abrange uma série de exercícios, incluindo testes de obediência, transposição de obstáculos, avaliação de comportamento, além de busca por pessoas na área determinada, que variava de 220.000 m² a 330.000 m². 

A Luna é a primeira cadela certificada desta raça para operações de busca e resgate no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na corporação, atualmente, os cães certificados são das raças Labrador, Braco Alemão e Rastreador Brasileiro. 

Treinamento

Com essa conquista, o 15º BBM volta a contar com cães de busca e resgate certificados e operativos, proporcionando uma resposta ainda mais eficaz em operações de busca por pessoas desaparecidas em áreas rurais.

Foto: Ricardo Trida / SECOM

O sucesso foi fruto do empenho e dedicação de diversos membros da equipe. O projeto de treinamento e certificação teve o apoio fundamental do ex-comandante do 15º BBM, coronel Jefferson de Souza, e do atual comandante, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, assim como do subcomandante do batalhão, major Arthur Roberto Vogel Filho, que é membro da Coordenadoria do Serviço de Cães do CBMSC.

O treinamento de buscas contou com o valioso apoio do, agora, cadete Lucas de Souza, do agora aluno-sargento Giovane José Giacomini, do soldado Humberto Kaufmann e do soldado Eduardo Luan Sborz.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Animal

Vivapark Porto Belo terá Feira de Adoção neste sábado (04)

Ação tem como objetivo encontrar novos lares para animais resgatados de situação de rua ou maus tratos

Animal

Dia Mundial dos Animais de Rua: Grupo Pereira adota cães abandonados nas lojas de suas bandeiras

Iniciativas solidárias e adoção responsável são algumas das ações realizadas por redes como o Fort Atacadista

Animal

Homem é preso por maus tratos à animal em farra do boi

O caso ocorreu em Governador Celso Ramos neste domingo (24)

Animal

Homem é preso por maus-tratos a pitbulls em Florianópolis

Os cães resgatados foram encaminhados para a DIBEA, onde receberão os cuidados necessários até que estejam prontos para serem adotados

Mais notícias

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza