keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Luta contra o frio: Produtor rural salva gado com fogueiras

A iniciativa ganhou repercussão na internet após a divulgação da morte de mais de mil cabeças de gado por hipotermia

Imagem mostra gado reunido ao redor de fogueira X
Foto: Reprodução/ Redes sociais
Siga-nos no google-news

O frio intenso que atinge Mato Grosso do Sul provocou uma reação inusitada de um produtor rural da região de Itaquiraí, que decidiu usar fogueiras para aquecer seu rebanho e prevenir a mortalidade dos animais. O vídeo da ação ganhou destaque na internet após a notícia de que mais de mil cabeças de gado morreram devido ao frio extremo no estado.

Diante das baixas temperaturas em Mato Grosso do Sul, um produtor rural na cidade de Itaquiraí, a 405 km de Campo Grande, adotou uma medida peculiar para proteger seu gado: o uso de fogueiras. O calor das chamas tem como objetivo resguardar os animais do frio severo que atinge a região.

A iniciativa do produtor rural ganhou repercussão na internet após a divulgação da morte de mais de mil cabeças de gado por hipotermia em Mato Grosso do Sul. Especialistas ligam a mortandade dos animais ao frio extremo.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar várias novilhas – gado jovem – agrupadas em círculos ao redor das brasas das fogueiras improvisadas, como forma de proteção contra o frio.

De acordo com Daniel Ingold, diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o gado tem uma maior adaptação ao clima quente, tornando-se mais vulnerável com a queda brusca de temperatura. Ingold acredita que o número de animais mortos no estado pode ser ainda maior.

“Os animais que estavam com o corpo quente foram expostos a uma temperatura muito baixa. Com umidade elevada, vento e frio, fica mais difícil dos animais resistirem”, explica Ingold.

Ingold ressalta que a maioria das mortes aconteceu em locais com escassez de pasto e falta de abrigos, naturais ou artificiais. O agravamento da hipotermia no gado também pode estar relacionado ao baixo estado nutricional dos animais e à limitada disponibilidade de pastos. De acordo com o especialista, a hipotermia no gado segue a mesma explicação da hipotermia nos humanos. Os animais ficam expostos a baixas temperaturas e acabam morrendo.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Animal

Dia Mundial dos Animais de Rua: Grupo Pereira adota cães abandonados nas lojas de suas bandeiras

Iniciativas solidárias e adoção responsável são algumas das ações realizadas por redes como o Fort Atacadista

Animal

Homem é preso por maus tratos à animal em farra do boi

O caso ocorreu em Governador Celso Ramos neste domingo (24)

Animal

Homem é preso por maus-tratos a pitbulls em Florianópolis

Os cães resgatados foram encaminhados para a DIBEA, onde receberão os cuidados necessários até que estejam prontos para serem adotados

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú