keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Mãe denuncia médico por negligência após filha de 4 anos morrer por dengue em Barra Velha

Com inchaço nos olhos, rosto e barriga, a pequena foi novamente levada ao PA; Lá, sem exames, o médico disse à Ana que Sofia tinha gastroenterite bacteriana

X
Foto: Divulgação
Siga-nos no google-news

Uma criança de 4 anos morreu em Barra Velha, vítima de dengue. A família denunciou ainda negligência por parte do Pronto Atendimento onde a mãe, Ana Maria, levou a filha. Sofia, começou a apresentar os sintomas na segunda-feira (25). Ela foi levada até o PA, onde recebeu uma pulseira de prioridade, porém, como havia muitos pacientes, o atendimento demorou.

Foi a mãe quem pediu à enfermeira o termômetro para medir a temperatura da filha, que tinha 39,9ºC de febre. Neste momento, Sofia foi atendida e banhada com compressas de água gelada. A febre baixou cerca de sete horas após a chegada delas na unidade. Medicada, ela foi liberada.

Os médicos indicaram a realização do exame de dengue. Porém, o teste não seria feito na hora. Era necessário aguardar que o serviço de saúde entrasse em contato.

Dois dias depois, os sintomas pioraram. Sem condições financeiras para realizar o teste particular, a família contou com a ajuda de uma amiga da igreja, que se prontificou a levar Sofia na farmácia e fazer um teste rápido da dengue.

—  Deu positivo muito forte, não deu nem segundos e já deu positivo — diz Ana em meio às lágrimas. No local, a farmacêutica deu suplementos e vitaminas para Sofia. A mãe conta que, nos primeiros dias, o corpo da filha aceitou a medicação, mas depois, já não faziam mais efeito.

Com inchaço nos olhos, rosto e barriga, a pequena foi novamente levada ao PA na quarta-feira (27). Lá, sem exames, o médico disse à Ana que Sofia tinha gastroenterite bacteriana.

— Esse médico não pediu exame, não receitou remédio na veia, nada. Deu remédio comprimido, pomada —, diz a mãe, que achou estranho o diagnóstico, já que a filha nunca teve um quadro de doença semelhante.

De quinta para sexta-feira (29), a pequena começou a passar mal novamente. A amiga da família foi quem ajudou Ana a levar Sofia pela terceira vez ao PA. Lá, a menina já teve uma parada cardíaca e foi levada com urgência para o hospital em Jaraguá do Sul. — O médico de Jaraguá falou que se ele [médico do PA] tivesse pedido exame para ver que tipo de dengue ela estava, podia ter salvado ela. Fui para casa confiando nele — lembra Ana com revolta.

Em Jaraguá do Sul, Sofia ficou internada durante o fim de semana. Ela permaneceu na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), teve registro de sangue no pulmão e, por conta da gravidade do quadro, teve duas paradas cardíacas e óbito confirmado no domingo (31).

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h

Geral

Calorão deve marcar o começo de maio em Santa Catarina

De acordo com a Epagri/Ciram, os termômetros devem ultrapassar os 30°C em quase todas as regiões do estado

Geral

De Santa Catarina para Goiás

"O Negócio da Moda" (ONDM), evento que nasceu em Santa Catarina em 2015, realiza primeira edição em Goiânia no próximo mês

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Mais notícias

Tempo

Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública

O governador Eduardo Leite assinou o decreto válido por 180 dias

Negócios

Aluguel de louças se torna alternativa econômica e prática para receber convidados

Empresária catarinense, especialista em mesa posta, investiu no negócio há um ano e inaugura, em breve, a primeira filial em Balneário Camboriú