keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Mais de 5 mil pessoas participaram da sexta edição do Saragaço em Bombinhas

Tradicional festa de encerramento da pesca artesanal da tainha promoveu uma gincana com 35 provas

X
Siga-nos no google-news

Tarrafear, limpar tainha e remar na canoa de um pau só. Essas foram algumas das provas que integraram a programação do VI Saragaço, realizado de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas. Segundo a organização, mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento.

A tradicional festa de encerramento da pesca artesanal da tainha promoveu uma gincana com 35 provas entre os ranchos, proporcionando uma confraternização entre pescadores, comunidade e turistas  Nesta sexta edição, participaram 14 ranchos de pesca dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú. 

Pela primeira vez, o Rancho do Canto de Bombas se consagrou como campeão. Vitor Paulo da Silva, além de ser um dos donos do rancho, representa o interesse da nova geração. Com 25 anos, ele conta que ganhar o Saragaço é um sentimento inexplicável, mas poder manter viva a tradição é o que dá sentido a momentos como esse. “Eu e meu irmão somos de família tradicional da pesca e herdamos com muito amor essa cultura. Aprendemos os ensinamentos com os mais velhos e carregamos conosco a responsabilidade de seguir com essa tradição”, diz.

Para Telma Mafra, idealizadora do Sargaço, a festa busca valorizar os ranchos de pesca e fortalecer a pesca artesanal da tainha enquanto patrimônio cultural. “Nosso objetivo é preservar a tradição. Queremos incentivar e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade na pesca artesanal”, explica.

O evento foi realizado pela Associação Saragaço e teve patrocínio diamante da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e da Cooperativa Sicredi. Também contou com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.

Fonte: Clicsc

Cultura e Lazer

Hugo Boss vai abrir sua primeira loja da BOSS em SC

É a 29ª loja no Brasil do grupo, e será aberta em um dos pontos mais badalados da América Latina, em Balneário Camboriú

Cultura e Lazer

Zé Ramalho encanta público com sucessos no show no Expocentro

Cantor está percorrendo o Brasil com a turnê Show dos Sucessos, que comemora os 45 anos de carreira

Cultura e Lazer

Porto Belo recebe escultura que retrata impressões da cultura quilombola

Projeto teve como objetivo retratar por meio da pesquisa e da vivência artística o cotidiano e a cultura da comunidade quilombola Sertão Valongo

Cultura e Lazer

Mais de 10 mil pessoas já passaram pelo 2º Festival Gastronômico Bravamall

Evento segue até 14 de agosto, com 13 restaurantes participantes que oferecem opções selecionadas com preço único

Mais notícias

Turismo

Roteiro de viagem em São José: o que fazer?

Quer fazer um roteiro de viagem em São José? Iremos te mostrar os lugares que você não pode deixar de visitar na sua estadia!