keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Moradores encontram tartaruga-gigante encalhada viva em praia de Itapoá

Foi o primeiro caso em que uma tartaruga-gigante encalhou vivo na costa catarinense

X
Siga-nos no google-news

Moradores encontraram uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante  encalhada viva em uma praia de Itapoá, no Litoral Norte do Estado. O animal está ameaçado de extinção e foi localizado por um morador do bairro Barra do Saí.  Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o caso é considerado “raríssimo” porque o animal estava vivo quando encalhou, já que geralmente eles aparecem mortos na costa. A tartaruga foi encontrada com ferimentos no olho, cicatrizes na cabeça e lesão na nadadeira.

O PMP informou que as escoriações podem indicar que o animal tenha interagido com artefatos de pesca e possivelmente afogado. Ela foi levada para o Paraná, onde teria melhores condições para o tratamento. No entanto, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu.

Foi o primeiro caso em que uma tartaruga-gigante encalhou vivo na costa catarinense desde que iniciou o monitoramento pelo PMP, há cerca de oito anos. A veterinária Giulia Gaglianone Lemos, explicou como a tartaruga pode ajudar nos estudos para a preservação do animal.

“Quando [os animais] encalham mortos, eles aparecem na praia alguns dias após a morte, num estágio de decomposição avançado. Nem sempre se tem a possibilidade de ter todas as respostas. Essa em específico não, vamos conseguir ter um monte de respostas. É uma oportunidade valiosa de aprendizado e estudos para fazer políticas públicas de conservação”, explicou.

Em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão feitos exames para ajudar a entender a causa da morte, além de outras características do animal. No Norte de Santa Catarina, o PMP atua em conjunto com a Universidade da Região de Joinville (Univille). O morador da Barra do Saí encontrou a tartaruga e chamou o PMP, que foi até o local. Os pesquisadores constataram que o animal estava vivo e encalhado na areia. Ele media 1,95 metro e pesava cerca de 250 quilos.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Animal

Dia Mundial dos Animais de Rua: Grupo Pereira adota cães abandonados nas lojas de suas bandeiras

Iniciativas solidárias e adoção responsável são algumas das ações realizadas por redes como o Fort Atacadista

Animal

Homem é preso por maus tratos à animal em farra do boi

O caso ocorreu em Governador Celso Ramos neste domingo (24)

Animal

Homem é preso por maus-tratos a pitbulls em Florianópolis

Os cães resgatados foram encaminhados para a DIBEA, onde receberão os cuidados necessários até que estejam prontos para serem adotados

Mais notícias

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)