keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Mortalidade de abelhas e produção de própolis são temas da Jornada de Apicultura de SC

O evento é uma promoção conjunta da Epagri, FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC), UFSC, Senar, Sebrae, Instituto Federal Catarinense/Campus Rio do Sul e Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura de SC.

X
Foto: Epagri/Ciram – Divulgação

De 27 a 29 de abril acontece mais uma etapa da 2ª Jornada Técnica Virtual de Apicultura e Meliponicultura de SC. Para esse encontro, os temas escolhidos foram o manejo das abelhas no outono/inverno, a mortalidade das abelhas em Santa Catarina e a produção de própolis. O evento é on-line e gratuito, oferecido pelo canal de capacitações da Epagri, no YouTube, com emissão de certificados. Para participar, não precisa de inscrição prévia, basta acessar os links divulgados na programação.

Durante o ano de 2021, a jornada de apicultura será realizada em quatro etapas, realizadas a cada trimestre – a primeira foi em fevereiro. O evento é uma promoção conjunta da Epagri, FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC), UFSC, Senar, Sebrae, Instituto Federal Catarinense/Campus Rio do Sul e Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura de SC.

A programação segue abaixo:

2ª Jornada Técnica Virtual de Apicultura e Meliponicultura de SC – 2ª etapa

27 de abril– terça-feira

19h – Abertura e assuntos gerais / Ivanir Cella e Rodrigo da Cunha (Epagri)

19h20 – Manejos de outono/inverno para as abelhas africanizadas / Ricardo Scasso (Senar/SC)

20h10 – Manejos de outono/inverno para as abelhas sem ferrão / Ramon Souza (Meliponário Airetama / Associação de Joinville/SC)

28 de abril – quarta-feira

19h – Situação atual da mortalidade de abelhas em SC e ações já realizadas e ações futuras do Grupo Técnico Abelhas e Agrotóxicos de SC / Mara Rubia Romeu Pinto (Secretaria de Agricultura de SC)

19h20 – Ações da Cidasc para dimuir a mortalidade de abelhas em SC / Matheus Mazon Fraga (Cidasc) e Pedro Mansur Sesterhenn (Cidasc)

19h50 – Situação atual da mortalidade de abelhas no Brasil, ações já realizadas e ações futuras previstas / Marcela Alves Teixeira (Ministério da Agricultura/Brasília)

20h20 – Debate: outras ações necessárias em relação aos agrotóxicos, e cuidados com mortalidades por outros motivos. / Moderador: Rodrigo Durieux da Cunha (Epagri)

29 de abril – quinta-feira

19h- Panorama da produção de própolis em SC (qualidade, produção, comercialização, mercado, etc.) / Henrique Breyer (Breyer – Naturais e Orgânicos)

19h30 – Produção de própolis de abelhas africanizadas conciliando com a produção de mel / Vilmar Franzen (Epagri)

20h15 – Produção de própolis de abelhas sem ferrão (espécies de abelhas, métodos de produção, qualidade) / Rogério Alves (Febamel/Bahia, CBA)

Informações e entrevistas: Rodrigo Durieux da Cunha, chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, pelo fone (48) 99922-1776

Fonte: Clicsc

Geral

Corpo do ator Paulo Gustavo será cremado nesta quinta-feira

Cerimônia será reservada para a família e amigos

Geral

Ataque em Saudades: crianças mortas são sepultadas lado a lado; vídeo mostra cortejo fúnebre

Ainda na manhã desta quarta, as vítimas do atentados foram veladas em um ginásio coletivo. Uma missa de corpo presente, com o Bispo Dom Odelir José Magri da Diocese de Chapecó-SC e Pe, será realizada.

Geral

Motorista é atacado por enxame de abelhas africanas em SC

Ele dirigia um caminhão quando foi atacado dentro da cabine por abelhas da espécie africana

Geral

Foguete chinês descontrolado deve entrar na atmosfera no fim de semana

Apesar de a maior parte dos destroços acabar por se incendiar na entrada na atmosfera, o tamanho do foguete, de 22 toneladas, cria o receio de que algumas partes podem não se desintegrar e eventualmente atingir áreas da Terra.

Geral

Entenda o que é embolia pulmonar que agravou estado de saúde de Paulo Gustavo

Família do artista foi chamada pelos médicos ao hospital nesta terça-feira

Mais notícias

Política

Paulinho é recebido pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara e apresenta novos projetos de mobilidade e turismo para Bombinhas

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir