A atual temporada de verão está sendo marcada pelo retorno dos turistas, principalmente do Mercosul, a Balneário Camboriú. Dados de janeiro, mês tradicionalmente de maior movimentação turística, comprovam isso. A rede hoteleira registrou uma média de ocupação de 90%. Já o número de visitantes que chega de ônibus à cidade aumentou mais de 140% em janeiro de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em janeiro de 2023, passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT), vindos de ônibus, 47.660 visitantes, dos quais cerca de 55% eram estrangeiros. Em 2022, no primeiro mês do ano, foram 19.297, com 34% de estrangeiros. Os argentinos, que por muitos anos foram os turistas predominantes em Balneário Camboriú, estão de volta. Neste ano, entraram na cidade 10.537 visitantes da Argentina, contra 521 no mesmo período anterior.
Turistas de países do Mercosul ocuparam 21% da rede hoteleira, de acordo com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Para o fevereiro, a hotelaria está otimista diante do alto movimento na cidade neste verão. A estimativa para o mês do Carnaval é de pelo menos 80% de ocupação, incluindo brasileiros e estrangeiros.
Ocupação hoteleira em 2022 foi a maior dos últimos seis anos
Em 2022, a hotelaria de Balneário Camboriú registrou o melhor índice de ocupação desde 2017. De acordo com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a média anual foi de 68,19% (seguido por 61,86% em 2018, 59,71% em 2017, 55,29% em 2019, 50,73% em 2021 e 37% em 2020), mostrando que a retomada do turismo pós-pandemia é uma realidade.
A presidente do BC Convention e hoteleira, Andrezza Negrini, salienta que os bons números seguem sendo percebidos no verão, com hotéis chegando a até um número de ocupação maior que 90%, beirando os 100%. Segundo Andrezza, isso se deve ao movimento de turistas de todo o Brasil que estão vindo para a cidade e também dos estrangeiros, de países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. “Os turistas estão vindo, com forte procura de brasileiros e de visitantes de todo o Mercosul, e seguiremos divulgando a nossa cidade, porque temos que continuar lembrando as pessoas de como Balneário Camboriú está, das novidades, que é uma cidade que se renovou, um destino com atrativos para aproveitar entre sete e dez dias, com uma praia alargada… uma nova Balneário”, diz a presidente.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, observa que o crescimento em 2022 está atrelado ao turismo de eventos, potencializado com a inauguração do Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco (Centro de Eventos). Sobre a temporada de verão, ele pontua que a cidade mostra todo o seu potencial, com as belezas naturais e a nova Praia Central como carro-chefe. “O sucesso do verão é perceptível pela chegada dos ônibus. Vieram ônibus de 20 estados brasileiros neste verão, mostrando que Balneário Camboriú atrai pessoas de todas as localidades. Em janeiro de 2023, chegaram a Balneário mais de mil ônibus de turismo, e o que nos chamou muita atenção foi mais de 50% deles eram do Mercosul, entre paraguaios, argentinos e uruguaios, que são hoje os nossos três principais emissores”, informa. Velasques salienta que a expectativa é de que os bons números se mantenham, estendendo a temporada até março.