keyboard_backspace

Página Inicial

tempo

Novembro com frio e chuva: saiba o que está acontecendo com o tempo no Litoral de Santa Catarina

Os dias sem sol tem deixado turistas e moradores do litoral revoltados, já que em outros anos o calor já estaria bem mais presente.

X

O verão pode ter chuva de normal a acima da média no litoral Catarinense e no Vale do Itajaí. É o que garante a previsão trimestral da Epagri Ciram, divulgada no final de outubro e explica um pouco as últimas semanas de chuva e temperatura mais amena registradas na região. Os dias sem sol tem deixado turistas e moradores do litoral revoltados, já que em outros anos o calor já estaria bem mais presente. Isso sem contar que, com avanço da vacinação contra a Covid-19, muita gente está só esperando o sol aparecer para aproveitar as praias e os espaços ao ar livre.

Segundo o boletim da Epagri Ciram, o fenômeno La Niña mantém a chuva mal distribuída, com dias mais ensolarados do Oeste ao Planalto. A circulação marítima (transporte de umidade do mar para continente) e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) na altura de SP favorecem dias com mais nebulosidade e chuva frequente no Litoral e Vale do Itajaí. A incidência ainda deve ser maior em janeiro.

Há destaque no trimestre para os temporais ocorrem com mais intensidade, com granizo e ventania. Por vezes a chuva ocorre com totais mais significativos em curto intervalo de tempo. Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

“Durante o trimestre, os episódios de precipitação ocorrem normalmente associados à passagem de frentes frias pelo litoral e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste”, explica o documento.

Geada fora de época

No trimestre a previsão, segundo a Epagri, é de temperatura na média climatológica em SC. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer podem provocar episódios isolados, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Mas, no decorrer de novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras.

A previsão trimestral é assinada pelas meteorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima
Veja no link:

Fonte: Visor Notícias

tempo

Ciclone em SC: Mais de 117 mil casas ficaram sem luz após ventos de 80 km/h

O balanço dos estragos foi publicado pela Defesa Civil nesta sexta (26).

tempo

Ciclone extratropical avança em SC; Defesa Civil emite alerta de temporal

A tarde desta terça-feira (23), deve registrar temporais em diversas regiões do Estado. A mudança no tempo acontece pela combinação da passagem de uma frente fria com calor e umidade. A Defesa Civil já emitiu […]

tempo

Vídeo: Geada surpreende na Serra Catarinense em pleno 20 de novembro

A geada cobriu os campos em São Joaquim, uma das cidades mais frias do Brasil.

tempo

Vem muito frio por aí! Alerta para chuva intensa em SC e previsão de 0°C na Serra

Meteorologista Ronaldo Coutinho, diz que o tempo fica “excepcionalmente frio” nos próximos dias

tempo

Defesa Civil emite novo alerta para temporais em SC nas próximas horas

Chegada dos temporais pode trazer descargas elétricas, chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo

Mais notícias

Geral

Agricultura entrega documentação para regularizar mais de 1,8 mil imóveis rurais de Abelardo Luz

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores conquistem a escritura da terra