keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Novos conceitos da cardiologia são apresentados durante simpósio internacional em Florianópolis

Evento organizado pelo Dr. Marcelo Harada contou com a participação de líderes da nova geração da cardiologia mundial; encontro gratuito foi sediado no Hospital de Caridade

X
O médico cardiologista Marcelo Harada – Foto: Jefferson Baldo
Siga-nos no google-news

Profissionais da área médica, estudantes de medicina e residentes de cardiologia participaram do 1º Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista, realizado nos últimos dias 2 e 3 de junho, em Florianópolis. Pioneiro no país, o evento apresentou as novas tecnologias, procedimentos e técnicas mais modernas na área.

De acordo com o médico cardiologista intervencionista Dr. Marcelo Harada, um dos expoentes quando o assunto é cardiologia intervencionista no Brasil, e organizador do Simpósio, o encontro gratuito realizado no Imperial Hospital de Caridade apresentou os novos conceitos da cardiologia. “Nos dois dias apresentamos tudo que há de mais moderno na intervenção cardiológica, como métodos menos invasivos que a cirurgia cardíaca, que são os implantes de stents em pacientes inelegíveis para cirurgia ou que não querem operar, além de tecnologias novas em prol do benefício do paciente”, ressaltou o médico.

Cirurgias sendo realizadas e transmitidas ao vivo para os participantes do Simpósio – Foto: Jefferson Baldo

Nomes importantes da nova geração da cardiologia mundial participaram do evento realizado em parceria com o Grupo Baía Sul, Hospital Baía Sul e Imperial Hospital de Caridade. Dentre eles, o Dr. Lorenzo Azzalini, considerado o líder da nova geração da cardiologia. No Simpósio, o médico, que é italiano e atua na universidade de Washington, em Seattle, nos Estados Unidos, apresentou uma aula magna falando sobre a importância da nova tendência CHIP para angioplastia nos casos complexos.

De acordo com Azzalini, essa é uma excelente opção de procedimento, pois em um ou dois dias depois da intervenção, o paciente já volta à vida “normal”. Antes, esse prazo era de uns seis meses, o que segundo o médico é um avanço significativo na qualidade de vida. “Não podemos esquecer que esses pacientes são também pais, mães, avós, então eles têm filhos, têm netos, têm responsabilidades, trabalham, então, eles podem voltar a trabalhar mais cedo e ficar com quem amam e desfrutar de mais qualidade de vida”, salientou o médico.

Os cardiologistas Carlos Campos, Neisser Morales, Lorenzo Azzalini e Marcelo Harada – Foto: Jefferson Baldo

A primeira edição do Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista contou ainda com a participação do Dr. Neisser Morales, que é chefe do departamento de intervenções complexas do principal hospital do México. A unidade configura entre os melhores operadores da América Latina.

No encontro, o cardiologista mexicano falou sobre a concentração das tecnologias nas cidades grandes e como isso acaba dificultando o acesso desses tratamentos da população que mora em regiões do interior. “Nas grandes cidades a gente tem muita tecnologia, mas nas cidades pequenas é muito complicado ter esses dispositivos. Inclusive os operadores também não sabem o que fazer com isso. Acho que o Brasil e o México são parecidos nesse aspecto, ambos têm aparelhos e acesso à tecnologia em cidades grandes, mas fora das grandes metrópoles não”, pontuou Morales.

Dr. Neisser Morales, do México – Foto: Jefferson Baldo

Ainda no encontro, o diretor científico do simpósio, o Dr. Carlos Campos, comentou que um dos destaques abordados nas palestras foi o uso da inteligência artificial nas cirurgias cardíacas. “Nós tivemos a oportunidade de trazer para o Brasil o uso da inteligência artificial no laboratório de cateterismo. Com o auxílio da inteligência artificial, a gente consegue praticar a desobstrução das artérias do coração. Para isso, existe um software que a gente analisa a artéria coronária por dentro uma resolução de um microscópio e isso nos ajuda a planejar o procedimento”, completou.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. Atualmente também atua como co-host do podcast "Jogando para a Plateia" e no associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Saúde

Itapema envia profissionais de saúde para ajudar no atendimento às vítimas das enchentes do RS

Quatro profissionais da saúde foram designados para reforçar o atendimento à população em Arroio do Meio

Saúde

Brasil já tem mais de 4 milhões de casos de dengue registrados em 2024

Até agora, foram 4.127.571 casos prováveis notificados em todo o país nos primeiros quatro meses

Saúde

Primeiros casos de febre do oropouche são registrados em Botuverá

Três pessoas com idades entre 18 e 40 anos foram diagnosticadas com a doença

Saúde

Outono saudável: atacarejo oferece variedade de frutas, legumes e verduras frescas 

Rede Fort Atacadista abastece lojas com itens frescos todas as semanas

Mais notícias

Geral

Dia das Mães: veja 9 dicas de presentes especiais no Fort Atacadista 

O Dia das Mães é neste domingo, 12 de maio; confira dicas para presentear as mães a preços acessíveis

Saúde

Itapema envia profissionais de saúde para ajudar no atendimento às vítimas das enchentes do RS

Quatro profissionais da saúde foram designados para reforçar o atendimento à população em Arroio do Meio