A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), núcleo de Santa Catarina, premiou nesta quinta-feira (1º) os vencedores do 1º Prêmio Amigo do Leão, em cerimônia realizada no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A iniciativa reconhece entidades, municípios e pessoas físicas que trabalham e contribuem com a arrecadação de recursos aos fundos da Infância e Adolescência (FIA) e fundos do Idoso, em Santa Catarina, com a destinação de Imposto de Renda.
O 1º Prêmio Amigo do Leão foi concedido em sete categorias: Contador, Empresa de Pequeno e Médio Porte, Empresa de Grande Porte, Doador Pessoa Física, Organização Social, Município Catarinense e Campanha de Arrecadação. Cada vencedor recebeu um troféu e poderá usar o Selo Amigo do Leão em suas ações de comunicação ao longo de 2023.
“A adesão à primeira edição do prêmio superou as expectativas com a participação de empresas, organizações sociais, contadores, municípios catarinenses, instituições e doadores. Estamos felizes de poder reconhecer e revelar quem são os Amigos do Leão em Santa Catarina”, relatou Clarissa Iser, integrante da comissão organizadora do prêmio.
Eduardo Vieira, Analista de Responsabilidade Social da Engie, patrocinadora da iniciativa, destacou a importância da renúncia fiscal como forma de auxiliar os fundos sociais de Santa Catarina. ‘Somos grandes incentivadores e promotores do uso de recursos incentivados, o que nos dá esse empoderamento de saber onde está sendo usado o imposto”, afirmou.
A cerimônia de premiação foi precedida pelo Seminário Amigo do Leão, realizado pela manhã, no auditório da Facisc, em Florianópolis. O evento contou com 150 participantes, que debateram questões para fortalecer o processo de destinação de recursos para os fundos sociais de Santa Catarina. “O potencial de arrecadação de recursos ainda é muito grande e as discussões servem para que possamos aprimorar essa iniciativa, consolidar a cultura da doação e fortalecer os fundos sociais”, explica o coordenador geral do núcleo SC da ABCR, Carlos Roberto Roncaglio.
A promoção, organização e realização do 1º Prêmio Amigo do Leão é uma iniciativa exclusiva do Núcleo Santa Catarina da ABCR, criado a partir de regimento interno da instituição e elaborado por associados catarinenses. Um dos objetivos do Prêmio é estimular à destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas para os fundos municipais e estaduais, para financiamento de projetos sociais do Terceiro Setor.
O Prêmio Amigo do Leão tem patrocínio da Engie, Portonave, Portobello, Porto Itapoá, Sicoob, Giassi Supermercados, Combo Atacadista e Facisc (Federação das Associações Comerciais e Indústrias do Estado de Santa Catarina), com apoio institucional da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) Blumenau, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), Filantropia e RTA Assessoria Contábil.
CONFIRA OS VENCEDORES DO PRÊMIO AMIGO DO LEÃO:
CATEGORIA CONTADOR
FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E FUNDO DO IDOSO
Maria Genelite Viviani Kopsch
CATEGORIA EMPRESA DE MÉDIO PORTE
FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E FUNDO DO IDOSO
Supermercado Compre Fácil LTDA
CATEGORIA EMPRESA DE GRANDE PORTE
FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E FUNDO DO IDOSO
WEG Equipamentos Elétricos S.A.
CATEGORIA DOADOR PESSOA FÍSICA
FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E FUNDO DO IDOSO
Fabio Macarini Pinto
CATEGORIA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaraguá do Sul – APAE Jaraguá do Sul
FUNDO DO IDOSO
Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul
CATEGORIA MUNICÍPIO CATARINENSE
FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E FUNDO DO IDOSO
Itá
CATEGORIA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO
FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E FUNDO DO IDOSO
FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas