keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação desmantela esquema de notas fiscais falsas em sucatas

Em Santa Catarina, 23 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 11 cidades, incluindo Joinville, Balneário Camboriú e Blumenau

foto mostra dois agentes da PF e Receita Federal na frente de uma pilha de sucatas X
Fotos: Receita Federal
Siga-nos no google-news

A Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal, desencadeou nesta terça-feira (16) a Operação Gauteng com o intuito de combater crimes na cadeia de sucatas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A operação teve início após a Receita Federal detectar que empresas de fachada conhecidas como “noteiras” emitiram R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas destinadas a grupos de empresas que atuam na cadeia de sucatas.

Os órgãos fiscalizadores identificaram três núcleos criminosos envolvendo mais de 80 pessoas e empresas da cadeia de metalurgia e siderurgia. Esses núcleos têm utilizado notas fiscais falsas para burlar órgãos fiscalizadores, sonegar impostos e “esquentar” mercadorias roubadas. Os criminosos também transacionaram bilhões em notas fiscais de ouro, o que levanta suspeitas de crimes de lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios e sonegação de impostos.

Para investigar o esquema criminoso, a Justiça Federal determinou a execução de 59 mandados de busca e apreensão em empresas e residências de pessoas envolvidas no esquema. A Operação Gauteng mobilizou 280 servidores da Receita Federal e Polícia Federal, além de 75 viaturas. A ação foi realizada em quatro estados do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

A região catarinense foi a que mais recebeu mandados de busca e apreensão, totalizando 23, em cidades como Joinville, Balneário Camboriú, Lages, Pomerode, Jaraguá do Sul, Braço do Trombudo, Guaramirim, Barra Velha, Blumenau, Araquari e Massaranduba. No Rio Grande do Sul, foram cumpridos 18 mandados. São Paulo teve 16 mandados executados e no Paraná apenas um mandado de busca e apreensão foi realizado.

A Operação Gauteng visa identificar os responsáveis pelos crimes e levá-los à Justiça. A ação ocorreu de forma simultânea nos quatro estados do país e faz parte do esforço dos órgãos fiscalizadores em combater crimes na cadeia de sucatas e metalurgia. A Polícia Federal segue investigando o caso para obter mais informações sobre os envolvidos no esquema criminoso.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Homem sofre ferimentos graves em acidente com empilhadeira no Oeste de SC

Vítima de 64 anos foi transportada de helicóptero ao hospital

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados