A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Fronteira da Comarca de Xaxim (DPCO-FRON/XAXIM), desencadeou a operação “MBOKA”, cumpriu 14 ordens judiciais e apreendeu armas de fogo. Foi no início da tarde desta quarta-feira (05), nos municípios de Xaxim, Entre Rios, Cordilheira Alta e Faxinal dos Guedes. A ação contou com o apoio de policiais civis de Lajeado Grande, Marema, Entre Rios, Faxinal dos Guedes e de Ponte Serrada.
O nome da operação tem origem da língua Tupi Guarani, o qual significa “arma de fogo”. Durante as buscas foram apreendidas cinco espingardas de diversos calibres, uma pistola calibre 9 mm e diversas munições. De posse da pistola foi preso em flagrante um homem de 50 anos, no Bairro Guarani, em Xaxim.
Os demais investigados não estavam nas respectivas residências, motivo pelo qual serão intimados para prestar esclarecimentos. As armas foram apreendidas no inquérito policial já em andamento. Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Civil de Xaxim continua trabalhando para a manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito. Desde o início da pandemia a Polícia Civil de Xaxim já cumpriu 38 mandados judiciais de busca e apreensões domiciliares, oriundos de representações realizadas pelas autoridades policiais.