keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Operação nacional contra a pedofilia prende pessoas em Santa Catarina

Força-tarefa envolve Polícias Civis no Distrito Federal e 24 estados A Polícia Civil faz o balanço da Operação Luz na Infância nesta quinta-feira, as 9h, na DEIC. A operação contra a pedofilia é nacional e […]

X
Siga-nos no google-news

Força-tarefa envolve Polícias Civis no Distrito Federal e 24 estados

A Polícia Civil faz o balanço da Operação Luz na Infância nesta quinta-feira, as 9h, na DEIC. A operação contra a pedofilia é nacional e em Santa Catarina foi nos municípios de

Garuva

SBS

Jaraguá do Sul

Brusque

Blumenau

Balneário Camboriú

Camboriú

Itajaí

Tijucas

Lages

Florianópolis

São José

Palhoça

Jaguaruna

Criciúma

 

Foram mobilizados 160 policiais civis

Na maior ação do mundo de combate à pedofilia, o Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) deflagrou, no início da manhã desta quinta-feira (17), a Operação Luz na Infância 2, em parceria com as Polícias Civis do Distrito Federal e de 24 estados. Mais de 2,6 mil policiais civis estão cumprindo 578 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Suspeitos também estão sendo detidos em flagrante. Mais informações serão divulgadas ao longo do dia.

Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/MESP), com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva. Esse conhecimento produzido durante quatro meses foi repassado às Polícias Civis – em especial delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e repressão a crimes informáticos – que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados.

Na primeira edição da Operação Luz na Infância, realizada em 20 de outubro de 2017, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Durante a apreensão desses materiais nos 24 estados e DF, foram identificadas e presas 112 pessoas que utilizavam esses equipamentos para produzir, guardar ou compartilhar conteúdos de pedofilia na internet. Aquela operação foi resultado de seis meses de levantamentos e investigações coordenados pela Senasp/MESP e órgãos norte-americanos – Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE) –, e em conjunto com as agências de inteligência de polícias civis.

Luz na Infância – A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e obscuros os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Os acusados deste tipo de delito agem nas sombras da internet e devem ter suas condutas elucidadas e julgadas, como a de qualquer criminoso.

Coletiva – O MESP realizará uma coletiva nacional sobre a Operação. Será na Sala de Imprensa do Ministério da Justiça (Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Bloco T, Edifício Sede), em Brasília, às 10h30.

 Estamos utilizando a hashtag #luznainfancia2

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

ONDM Brasil 2024: o maior encontro da indústria da moda e da confecção chega a Balneário Camboriú

Feira ocorrerá nesta semana, de terça a quinta-feira, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Expocentro; confira os destaques da programação

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”