keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação ‘Toxicoloko’ descobre esquema de fraudes na renovação da CNH

Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados do Paraná, São Paulo e em duas cidades de Santa Catarina

policiais civis viatura X
Foto: Polícia Civil/Reprodução
Siga-nos no google-news

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta quinta-feira (12) a operação “Toxicoloko”, que investigou fraudes na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), concedida a motoristas com histórico de roubo de cargas e uso de entorpecentes.

A ação foi realizada por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/DEIC), cumprindo dez mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

As carteiras de habilitação obtidas de forma fraudulenta foram apreendidas, bem como computadores, telefones, amostras de material biológico, documentos, arma de fogo e munições.

Um homem foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em Brusque, no Vale do Itajaí. Outros mandados foram cumpridos nos municípios de São João Batista, Diadema (SP) e Rio Branco (PR).

A Polícia Civil apurou que motoristas envolvidos em furtos e roubos de carga e que eram usuários de substâncias entorpecentes, inclusive alguns internados em clínicas de recuperação para dependentes químicos, estavam conseguindo renovar a CNH. Os motoristas estavam conseguindo passar pelo exame toxicológico, obtendo resultados negativos para o uso dessas substâncias.

Alguns motoristas confessaram que substituíram o material biológico submetido aos testes para obterem sucesso na renovação. Eles confessaram ainda que sequer teriam comparecido ao ponto de coleta.

Um grupo criminoso do Paraná era responsável por aliciar esses motoristas, que, em seguida, eram direcionados para um Centro de Formação de Condutores (CFC) com sede na cidade de Brusque e filial em São João Batista.

A situação seguia no CFC com o uso de declarações de residência falsas para obter renovação da CNH com laudos toxicológicos fraudados e mudança de categoria.

A Polícia Civil segue com as investigações e o material apreendido passará por análise e perícia para que seja possível responsabilizar criminalmente todos os envolvidos.

Além disso, a Polícia Civil vai requerer medidas administrativas em relação ao Centro de Formação de Condutores, ao laboratório e aos motoristas que obtiveram as CNHs de maneira fraudulenta e criminosa.

O delegado Osnei Valdir de Oliveira, titular da DFRC/DEIC, destaca o risco que esses motoristas representam, por serem responsáveis por conduzir veículos de grande porte e com cargas pesadas sob efeito de drogas, o que pode resultar em grandes tragédias.

A operação contou com o apoio de outras delegacias da DEIC, da DIC, da DFR e do CIRETRAN de Brusque, assim como da Polícia Civil de São Paulo.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física

Segurança

Número de cidades em emergência por conta das chuvas sobe para 13 em SC

A maioria das áreas afetadas se localiza nas regiões Sul e Extremo Sul do Estado

Segurança

Idosa de 75 anos morre atropelada por caminhão na BR-282 em SC

Mulher já estava sem sinais vitais quando o socorro chegou ao local

Segurança

Polícia Civil de SC envia mais 28 homens para o RS com encomenda especial para crianças autistas

Os policiais envolvidos na operação são das delegacias de oito cidades

Segurança

Membros de quadrilha que aplica golpes em idosos são presos em Itajaí

A operação foi realizada em conjunto entre a Polícia Civil de Santa Catarina com a do Paraná

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física