keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Paciente que não cumprir quarentena compulsória poderá ser preso no Brasil

Quem descumprir as medidas protetivas, poderá cumprirá detenção de um mês a um ano, além de multa

Siga-nos no google-news

O governo federal publicou nesta terça-feira (17) portaria que estabelece as punições a quem descumprir ordens médicas e das autoridades sanitárias por conta do novo coronavírus. O texto prevê até mesmo o uso de força policial para encaminhar pacientes em desobediência a tratamento.

A norma foi assinada pelos ministros Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, e Sergio Moro, da Justiça. A partir de agora, comete crimes contra a saúde pública quem se recusar a ficar em isolamento ou quarentena compulsória quando determinada pelas autoridades competentes em caráter emergencial.

Na primeira hipótese, é necessária a comunicação prévia da obrigação de recolhimento ao paciente. Na segunda, a ordem precisa ser dada por secretários ou o ministro da Saúde, sendo publicada em diário oficial e nos demais meios de comunicação.

Quem descumprir as medidas protetivas, poderá cumprirá detenção de um mês a um ano, além de multa. Essa pena pode ser aumentada em um terço se o infrator for agente de saúde pública ou privada. Apenas em situações excepcionais, como quando o infrator cometer crime mais grave ou mais de um crime em concurso, será ordenada a prisão. Nesses casos, as autoridades terão de mantê-lo em cela separada dos demais presos, para evitar que os contamine.

Se o paciente em desobediência causar prejuízo ao SUS (Sistema Único de Saúde), a Advocacia-Geral da União poderá acioná-lo na Justiça por danos materiais, sem prejuízo de que agentes de saúde particulares também o façam. Se algum funcionário público cometer ou colaborar com infrações sanitárias, responderá a processo disciplinar.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física