A mineradora Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, é o destino de mais de uma centena de veículos pesados movidos a bateria, que foram descarregados recentemente no Porto de São Francisco do Sul. São caminhões, escavadeiras e empilhadeiras elétricas, cujo custo total chega a US$ 20 milhões, equivalente a R$ 100 milhões. Os 143 veículos são da marca chinesa XCMG, referência mundial entre os fabricantes de maquinário de grande porte.
A moderna tecnologia permite que os equipamentos, que possuem baterias de lítio, possam operar o dia inteiro, sem necessidade de parar para recarregar. Essas baterias medem 2 metros de altura e 2,4 metros de largura e ficam atrás da cabine do veículo.
Os veículos da classe zero emissões e que vão atuar nas minas de minério de ferro, níquel e cobre, custam em média US$ 135 mil, ou R$ 675 mil, e foram trazidos em um único navio chinês.
“Os portos são estratégicos na nossa economia e por isso criamos a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Santa Catarina é o único estado do Brasil com cinco portos competitivos, que podem exportar para qualquer lugar do mundo e importar produtos para as regiões Sul, Sudeste de forma muito mais ágil que nossos concorrentes”, explicou o governador Jorginho Mello.
“Por ser multimodal, o Porto de São Francisco do Sul tem capacidade para movimentar equipamentos de alta tecnologia, oferecendo segurança e agilidade no transporte destas cargas mais frágeis”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
“Seguindo orientação do governador Jorginho Mello, estamos transformando o Porto, junto com os operadores portuários, oferecendo condições de ser uma alternativa viável para todo tipo de carga, além das que já são tradicionalmente movimentadas em São Francisco, como aço, grãos e madeiras”, acrescenta Vieira.
Destaque na mídia nacional
O jornal O Estado de São Paulo, Estadão, publicou uma matéria exclusiva no seu portal com o título Caminhão elétrico da XCMG é flagrado no Brasil.
A reportagem mostra um dos caminhões, na Via Anchieta, em São Paulo, sendo transportado do Porto de São Francisco do Sul para Minas Gerais. De acordo com o jornal, se trata do caminhão rodoviário XGA4252, com tração 6×4, com peso bruto total de 49 toneladas e capacidade de carga de 39 toneladas.
Dados gerais do Porto de São Francisco
- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
- 3º melhor porto em desempenho do Brasil.
- 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.
- 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.
- Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.