Página Inicial
SegurançaSanta Catarina é alvo de uma das maiores operações da história contra o tráfico de drogas
Somente nesta segunda, cerca de 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta segunda-feira (23) a Operação Enterprise. Somente nesta segunda, cerca de 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.
A Interpol também foi acionada para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países. “É a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa”, explicou a assessoria da PF.
Apreensões
Na megaoperação de hoje foram apreendidos imóveis, aeronaves e veículos de luxo. A expectativa de que novos bens sejam identificados após o cumprimento de todos os mandados de busca e apreensão. Além da prisão de bens que podem chegar a R$ 400 milhões, a Operação Enterprise também é a maior da história em apreensão de cocaína. Durante a investigação foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África. O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.
Enterprise
O nome da operação, segundo a PF, faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial.
Notícias Relacionadas
Crime bárbaro: mãe tem surto, arranca língua e os olhos da filha de 5 anos com tesoura
Menina de 5 anos morreu durante a noite de domingo; mãe foi presa enquanto rezava
Mãe é presa rezando depois de matar a filha de cinco anos com tesoura
A mulher foi presa em flagrante por uma equipe da Polícia Militar do povoado São Cristóvão
Bebê de seis meses e a mãe estão entre os 19 mortos do acidente com ônibus em Guaratuba (PR)
Mãe e filha chegaram a ser resgatadas, mas morreram dentro da ambulância
Casal fica em estado grave após ser agredido com barra de ferro em Santa Catarina
Suspeito das agressões seria o ex-companheiro da jovem
VÍDEO: Criminosos armados invadem cooperativa de crédito
Ação deixou um rastro de destruição e assustou quem estava nas redondezas
Mais notícias
-
Prefeitura de Porto Belo abre Processo Administrativo Disciplinar para fiscais presos por suborno
-
Secretaria de Educação de Itapema faz pesquisa sobre retorno às aulas
-
Crime bárbaro: mãe tem surto, arranca língua e os olhos da filha de 5 anos com tesoura
-
Sicredi inaugura agência no bairro Perequê, em Porto Belo
-
Vídeo: Peru separa briga de galinhas em SC