keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Santa Catarina registra 26 mortes de baleias-jubarte desde o começo do ano

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

X
Foto: Nilson Coelho/R3 Animal
Siga-nos no google-news

A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) avistada boiando morta na tarde de sexta-feira (16), encalhou na Praia Mole. Ela passou pelo exame necroscópico e foi enterrada na praia, na manhã deste sábado (17). Devido ao avançado estágio de decomposição, não foi possível identificar a possível causa da morte. Esta é a nona baleia-jubarte morta em Florianópolis este ano, a 26ª em Santa Catarina.

O mamífero marinho era uma fêmea juvenil, media 9 metros de comprimento e tinha entre 2 e 3 anos de idade. Segundo a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, não foram encontrados sinais de interação com petrechos de pesca.

Além da equipe de técnicos, biólogos e veterinários da R3 Animal/PMP-BS, a operação para o exame necroscópico e o enterro contou com a colaboração de voluntários, da Polícia Militar Ambiental e da Intendência da Prefeitura de Florianópolis da Lagoa da Conceição, que cedeu uma máquina retroescavadeira.

Migração anual

Este ano 26 baleias-jubarte foram avistados mortas no estado, nove delas em Florianópolis, sendo cinco delas com interação com petrechos de pesca. Segundo registros do Projeto Baleia Jubarte, essa é a 71ª baleia-jubarte morta no país em 2021.

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).

A organização orienta para que quem aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h.

Nilson Coelho/R3 Animal
Nilson Coelho/R3 Animal

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

De Santa Catarina para Goiás

"O Negócio da Moda" (ONDM), evento que nasceu em Santa Catarina em 2015, realiza primeira edição em Goiânia no próximo mês

Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú