keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Santa Catarina registra 26 mortes de baleias-jubarte desde o começo do ano

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

X
Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) avistada boiando morta na tarde de sexta-feira (16), encalhou na Praia Mole. Ela passou pelo exame necroscópico e foi enterrada na praia, na manhã deste sábado (17). Devido ao avançado estágio de decomposição, não foi possível identificar a possível causa da morte. Esta é a nona baleia-jubarte morta em Florianópolis este ano, a 26ª em Santa Catarina.

O mamífero marinho era uma fêmea juvenil, media 9 metros de comprimento e tinha entre 2 e 3 anos de idade. Segundo a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, não foram encontrados sinais de interação com petrechos de pesca.

Além da equipe de técnicos, biólogos e veterinários da R3 Animal/PMP-BS, a operação para o exame necroscópico e o enterro contou com a colaboração de voluntários, da Polícia Militar Ambiental e da Intendência da Prefeitura de Florianópolis da Lagoa da Conceição, que cedeu uma máquina retroescavadeira.

Migração anual

Este ano 26 baleias-jubarte foram avistados mortas no estado, nove delas em Florianópolis, sendo cinco delas com interação com petrechos de pesca. Segundo registros do Projeto Baleia Jubarte, essa é a 71ª baleia-jubarte morta no país em 2021.

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).

A organização orienta para que quem aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h.

Nilson Coelho/R3 Animal
Nilson Coelho/R3 Animal

Fonte: Clicsc

Geral

Influenciadora com duas vaginas e dois úteros dá à luz ao primeiro filho

Em entrevista, Evelyn contou que descobriu sua condição aos 20 anos e que engravidou pela vagina “direita”

Geral

CMDCA dá posse a novos representantes da sociedade civil organizada em Itapema

Ato solene aconteceu na Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira

Geral

Secretaria de Segurança Pública promove atividade de Educação para o Trânsito

Ação começa na sala de aula com uma explicação sobre as principais regras de trânsito

Geral

Sem casa, homem que dormia no capim com frio de 0°C em SC é resgatado pelos bombeiros

Homem veio do Pará para trabalhar e estava sem nenhum lugar para ficar

Geral

SC registra temperatura negativa em 69 cidades nesta sexta-feira

A previsão da Epagri/Ciram para esta sexta-feira, 30, indica que a massa de ar polar vai se distanciando e será marcada pela elevação gradativa das temperaturas durante a tarde.

Mais notícias

Cidades

Itajaí terá sistema de tratamento de lodo que contribuirá para preservação do Rio Itajaí-Mirim

Semasa autorizou nesta semana o início da obra com investimento de R$ 8 milhões

economia

Santa Catarina terá ampliação de suprimento de Gás Natural

Após conclusão da Chamada Pública da SCGÁS, suprimento adicional destinado à Região Sul do Estado será fornecido pelo modal GNL a partir de março de 2022