keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SC tem desempenho positivo com abertura de 39 mil negócios em 2023

Florianópolis e Itajaí estão entre as cidades que mais se destacaram na abertura de novos negócios

comércio aberto X
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
Siga-nos no google-news

Santa Catarina teve um desempenho expressivo na constituição de empresas em 2023. De acordo com a Junta Comercial (Jucesc), o estado registrou um saldo positivo de 39.214 novos negócios entre janeiro e 25 de abril, resultantes de 74.199 constituições e 34.985 baixas.

As cidades que lideraram em número de empresas constituídas foram Florianópolis, com 4.397, Joinville, com 3.453, Blumenau, com 2.120 e Itajaí, com 2.489. As microempresas foram o tipo de empresa mais aberto, totalizando 36.669, em comparação com as 33.553 que encerraram as atividades.

O governador Jorginho Mello enalteceu o desempenho do estado, afirmando que “Santa Catarina é empreendedora. A abertura de empresas mostra a confiança de quem investe nas ações de Estado, que serão fortalecidas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia”. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, compartilhou a mesma opinião e destacou a importância do governo em dar segurança jurídica para os investidores.

O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, afirmou que o sistema da Junta Comercial totalmente digital é um facilitador para o empreendedorismo. Ele ainda reforçou o otimismo com o povo catarinense que, segundo ele, é trabalhador e sempre busca novas oportunidades de negócios. O objetivo é aumentar a abertura de empresas até o final deste ano.

Com um total de 1.268.989 empresas ativas, as cidades que lideram o ranking são Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí, que juntas concentram o maior número de estabelecimentos em funcionamento.

Os setores com maior saldo positivo na criação de novos empreendimentos foram o comércio varejista, indústria de transformação, atividades administrativas e serviços complementares e construção. Esses números indicam um cenário favorável para o estado catarinense, que se destaca como um polo empreendedor e atrativo para novos negócios.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Catarinenses financiaram 40 mil veículos em março com alta de quase 2% no ano

Santa Catarina registrou em março o financiamento de 40 mil veículos, número que representa alta anual e leve queda em relação a fevereiro, segundo a B3

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país

Economia

Setor agrícola de Santa Catarina impulsiona a economia nacional

Empresa de Santa Catarina contribui para o avanço da economia catarinense, oferecendo componentes essenciais ao setor agrícola

Economia

Pequenos negócios tem até dia 31 para renegociar dívidas no Desenrola

O programa já beneficiou 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte

Mais notícias

Geral

Grupo Pereira reafirma posição como maior supermercadista catarinense no ranking ABRAS

Grupo varejista nascido em Itajaí/SC e hoje presente em mais de 6 estados manteve o 7º lugar no ranking ABRAS 2025, que reúne os maiores supermercadistas do país; faturamento em um ano saltou de R$ 13 bilhões para R$ 15,3 bi

Eventos

Após sucesso em 2024, ONDM retorna a Goiânia com 98% dos espaços já comercializados

Evento “O Negócio da Moda”, voltado para profissionais da moda e da confecção, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções da capital goiana; outras edições também estão confirmadas em Caruaru (PE) e Balneário Camboriú (SC)