keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC tem janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos, aponta Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, foram registrados casos isolados de deslizamento de terra e alagamentos.

X
Foto: Diorgenes Pandini | NSC

Este é o mês janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Até domingo (24), ao menos 31 municípios registraram ocorrências relacionadas à chuva. Só na Grande Florianópolis choveu mais em uma semana que o esperado para 30 dias.

“Os acumulados [de domingo] passam de 100 milímetros na região entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Esse é o janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos. Apenas na última semana foram mais de 380 milímetros na Grande Florianópolis, sendo que era esperado para todo o mês cerca de 250 milímetros”, informou o chefe da Defesa Civil, Aldo Baptista Neto.

A prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência na tarde de domingo. Ao menos 30 ocorrências, incluindo deslizamentos e alagamentos, foram atendidos pela Defesa Civil municipal. Em umas delas, no bairro Saco Grande, mãe e filha de 49 e 21 anos morreram soterradas.

Também em razão do volume de chuva, Palhoça também decretou situação de emergência no domingo. Segundo a Defesa Civil, foram registrados casos isolados de deslizamento de terra e alagamentos. O levantamento dos prejuízos ainda está sendo elaborado.

No Vale do Itajaí, as cidades de Guabiruba e Botuverá também tiveram ocorrências de deslizamentos, segundo os bombeiros. No início da noite de domingo, uma família precisou ser resgatada pelos bombeiros após ficar ilhada em Guabiruba.

A previsão é de chuva na próxima semana em Santa Catarina, com acumulados maiores na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Sul e Norte do estado. Com isso, continua o risco de deslizamentos e alagamentos nessas regiões.

A orientação é que a população procure áreas elevadas em casos de alagamentos e evitar andar e trafegar em locais com água. Postes, paredes e árvores inclinadas podem ser sinal de deslizamentos.

Fonte: G1 SC

Geral

Caminhões não podem entrar em Porto Belo pela via principal

O Governo do Município de Porto Belo através do Decreto Nº 2.701, delimita o acesso de caminhões de grande porte ao Município. Considerando que o acesso principal do Município, pela Avenida Governador Celso Ramos através […]

Geral

SC contrata os primeiros 20 leitos de UTI na rede privada

Os leitos ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde

Geral

VÍDEO: Cobra caninana de quase 2 metros é encontrada no quintal de residência em SC

Cobra tenta subir pela parede para fugir, mas é capturada por biólogo

Geral

Casal esquece de pagar bilhete de loteria e perde R$ 1,4 bilhão em sorteio

A notícia de que o pagamento do bilhete não havia sido gerado foi certificada pela própria loteria

Geral

Família catarinense pede ajuda para cirurgia em menino de 10 anos que pesa quase 200kg

Mesmo seguindo dietas recomendadas e tentando um tratamento com medicação, a mãe conta que o peso do filho segue aumentando

Mais notícias

Segurança

Caminhoneiro bate em motocicleta e dirige com moto grudada no para-choque e motociclista agarrado na porta

O caminhão teria passado por cima da mulher e a moto ficou presa na frente da carreta

Brasil

Piloto é encontrado vivo quase 40 dias depois de desaparecer com avião

O monomotor teria decolado no dia 28 de janeiro da cidade de Alenquer, no Oeste do Pará, com destino a um garimpo