keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Sul do Brasil teve atividade vulcânica identificada; veja

Apesar de os desastres naturais com vulcões, tsunamis e terremotos não serem comuns no país, o alerta preocupa. Mas afinal, existe vulcão no Brasil?

X
Siga-nos no google-news

Com o alerta de tsunami no Brasil caso um vulcão após erupção na Espanha, no arquipélago das Ilhas Canárias a dúvida sobre a existência de vulcões no Brasil reascendeu. Apesar de os desastres naturais com vulcões, tsunamis e terremotos não serem comuns no país, o alerta preocupa. Mas afinal, existe vulcão no Brasil?

Pela localização do Brasil ser em cima de uma placa tectônicas o país está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra, isso faz com que não haja formação de um vulcão no Brasil. Além disso, o relevo do país é considerado geologicamente antigo, ou seja, ele já foi muito desgastado pelos agentes erosivos, ao mesmo tempo em que as crateras vulcânicas já deixaram de existir.

O que é um vulcão

Os vulcões são estruturas geológicas que costumam se formar próximos às margens de placas tectônicas. Quando as placas se chocam, movimentam o que está acima delas – as rochas – e deixam aberturas para as camadas inferiores da Terra. Por essas fissuras, pode ser expelido o magma existente entre a crosta e o manto terrestre. Quando o magma chega na superfície da Terra, torna-se um vulcão. Por ele, são lançados lava, fragmentos minerais e gases tóxicos.

Existe vulcão no Brasil?

Historicamente falando, há muitos e muitos anos atrás, num passado geologicamente distante, havia grande quantidade de vulcões no território brasileiro, incluindo aquele que é considerado o mais antigo do planeta, formado na Amazônia há cerca de 1,9 bilhão de anos. Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha.

Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil. No entanto, na era Mesozoica, há cerca de 200 milhões de anos, historiadores afirmam possíveis manifestações vulcânicas nas regiões sul e sudeste do Brasil, originando formações rochosas do tipo basáltico. Porém, com o tempo, essas rochas foram sofrendo as ações do sol, chuva e vento, dando origem a um solo que hoje é chamado de terra roxa, por ser muito fértil.

O que é uma placa tectônica

A teoria que aponta a existência das placas tectônicas foi criada durante o século XX a partir de evidências existentes na Dorsal Mesoceânica, no Pacífico, baseada na no afastamento das áreas continentais.

O estudo partiu de premissas da Teoria da Deriva Continental, que indicou o movimento dos continentes, fato que sabemos que acontece ainda nos dias atuais, em um ritmo lento para os olhos humanos, mas relativamente acelerado em termos geológicos, segundo os estudiosos da área. Existem várias placas tectônicas espalhadas pela Terra, em algumas definições, o número delas é maior, pois podem dividir as estruturas em razão das manifestações internas. As principais placas tectônicas são:

Placa do Pacífico

Placa Norte-Americana

Placa de Nazca

Placa do Caribe

Placa dos Cocos

Placa Sul-Americana

Placa Africana

Placa Antártida

Placa Euro-asiática

Placa da Arábia

Placa do Irã

Placa das Filipinas

Placa Indo-australiana

Vulcões ativos no mundo

Existem pelo menos 10 vulcões ativos no mundo. Isso significa que eles podem entrar em erupção a qualquer momento, por isso eles são monitorados diariamente para que alertas sejam feitos e as comunidades que vivem em volta deles possam ser evacuadas, como aconteceu na Espanha. Veja a lista de vulcões ativos e monitorados pelo mundo.

Villarica – Chile

Tungurahua – Equador

Monte Rainier – Estados Unidos

Santa Helena – Estados Unidos

Colima – México

Nyiragongo – Congo

Vesúvio – Itália

Etna – Itália

Eyjafjallajökull – Islândia

Sakurajima – Japão

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Apostador de Itajaí é um dos quatro catarinenses que acertaram cinco números da Mega-Sena

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio principal acumulou para o próximo sorteio

Geral

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

A companhia dobrará o valor total arrecadado ao longo de todo o mês de maio com as doações nas mais de 100 lojas que integram o grupo varejista em 7 estados

Geral

Playing for Change lança “Merceditas” com Renato Borghetti em campanha de arrecadações para o RS

Gravação ocorreu em Barra do Ribeiro, uma das cidades afetadas pelas chuvas no estado. Campanha já enviou 22 toneladas de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Geral

Itapema envia nova equipe para ajudar no atendimento à população do Rio Grande do Sul

Terceira equipe enviada está levando barco, viaturas e medicamentos

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física