keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Tartarugas-verdes são encontradas mortas em praia de SC

As tartarugas que estavam na restinga “apresentavam marcas sugestivas de emalhe em redes de pesca nas nadadeiras peitorais e em uma delas também havia marcas nas nadadeiras posteriores e no pescoço”.

X
Foto: R3 Animal

Três tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram encontradas mortas na Praia do Gravatá, em Florianópolis. Duas delas foram descartadas na vegetação de restinga e apresentavam marcas sugestivas de interação com equipamentos de pesca. A terceira estava na água, atrás da linha de arrebentação das ondas. As informações são da ONG R3 Animal, de Florianópolis e foram divulgadas nesta terça (04). Os animais foram encontrados na última quarta-feira.

De acordo com a técnica de monitoramento Ingridy Severino, que atendeu a ocorrência, as tartarugas que estavam na restinga “apresentavam marcas sugestivas de emalhe em redes de pesca nas nadadeiras peitorais e em uma delas também havia marcas nas nadadeiras posteriores e no pescoço”. 

As tartarugas em terra foram resgatadas e levadas para Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), onde passaram pelo exame necroscópico. 

“Os dois animais eram machos juvenis e estavam aparentemente saudáveis. Havia conteúdo alimentar no trato gastrointestinal e ausência de lixo. Porém, com marcas de interação com petrechos de pesca”, informa a médica veterinária Marzia Antonelli. 

A pesca incidental, chamada bycacth, é bastante comum e ocorre quando animais marinhos, mesmo não sendo alvo da pesca, acabam sendo capturados de forma não intencional. A tartaruga-verde ocorre em mares tropicais e subtropicais, em águas costeiras, ilhas e baías. Sua alimentação varia conforme o ciclo de vida: enquanto filhote é uma espécie onívora com tendências carnívoras, tornando-se basicamente herbívora.

Podem atingir mais de 140 centímetros de comprimento e pesar cerca de 160 quilos, e podem viver mais de 80 anos na natureza. No Brasil, elas desovam nas Ilhas oceânicas de Trindade, Reserva Biológica do Atol das Rocas e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. É considerada em perigo de extinção.

Fonte: Clicsc

Geral

Animal nunca antes registrado no litoral catarinense é visto no mar de Laguna

No mesmo momento em que a raia foi vista, os pesquisadores também viram cinco baleias-jubarte e três toninhas

Geral

Acidente com cinco veículos deixa seis pessoas feridas em rodovia catarinense

A dinâmica do acidente não foram informadas, as equipes atenderam as vítimas feridas em três dos cinco veículos

Geral

Bondindinhos de Balneário Camboriú são leiloados

Os moradores e visitantes de Balneário Camboriú conheciam muito bem os veículos coloridos que faziam o transporte entre Avenida Atlântica e Avenida Brasil

Geral

Projeto internacional de astronomia com participação da UFSC descobre estrela rara

O software desenvolvido, chamado Chimera, é gratuito, e está acessível em https://github.com/astroufsc/chimera.

Geral

Polícia acredita que MC Kevin tenha tentado pular de apartamento para a piscina

O cantor morreu na noite de domingo (16) depois de cair do 5º andar de um hotel na orla da Barra da Tijuca

Mais notícias

Segurança

Polícia recupera R$15 mil em mercadorias furtadas de hospedagem

A ação policial foi das Delegacias da Comarca de Ituporanga e do município de Vidal Ramos

Segurança

Modelo diz que “brincadeira de mau gosto” causou morte de MC Kevin

Modelo postou informações nos stories e depois apagou relato