keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Tóquio tem segundo dia seguido com recorde de novos casos de covid-19

O aumento intensificará as preocupações em relação aos Jogos, que estão sendo realizados sob condições sem precedentes, incluindo a proibição de torcedores na maioria dos locais de competição.

X
Foto: Kim Kyun/Reuters

Sede da Olimpíada, Tóquio registrou 3.177 novos casos de covid-19 nesta quarta-feira (28), segundo as autoridades, o segundo dia seguido com recordes e um crescimento de infecções que coloca pressão sobre os hospitais.

O aumento intensificará as preocupações em relação aos Jogos, que estão sendo realizados sob condições sem precedentes, incluindo a proibição de torcedores na maioria dos locais de competição.

Esse crescimento é também mais um problema para o primeiro-ministro Yoshihide Suga, cuja taxa de aprovação está em seu menor patamar desde que assumiu o poder no último mês de setembro, antes das eleições para a liderança do partido governista e eleições gerais este ano.

Governadores de três prefeituras perto de Tóquio pedirão que o governo declare estados de emergência em suas regiões até quinta-feira, afirmou o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que lidera a resposta do Japão à covid-19, a um painel parlamentar.

Falando antes de os últimos números serem anunciados, ele disse que casos devem subir nos próximos dias porque a testagem pode estar atrasada devido aos feriados da última semana.

“Acho que entramos em uma tendência de crescimento agudo dos casos, que era o que eu mais temia”, disse o governador de Kanagawa, prefeitura perto de Tóquio, Yuji Kuroiwa, a repórteres. Kanagawa e as prefeituras próximas de Chiba e Saitama estão vendo os casos saltarem.

“Meu coração dói”
Organizadores da Olimpíada de Tóquio relataram na quarta-feira 16 novos casos de covid-19 relacionados aos Jogos, chegando a um total de 169 desde 1º de julho. Atletas olímpicos, funcionários e a imprensa precisam seguir regras rígidas que incluem testes frequentes.

“Como morador e também como organizador, meu coração dói que os números estejam crescendo”, disse o porta-voz de Tóquio 2020 a uma entrevista coletiva.

Ele afirmou que medidas rígidas estavam em vigor dentro da “bolha olímpica”. Muitos japoneses estão preocupados com a disseminação de infecções de participantes da Olimpíada.

Suga afirmou na terça-feira que as pessoas estavam se locomovendo menos e pediu que elas fiquem em casa o máximo possível e vejam a Olimpíada pela televisão. Afirmou que cancelar os Jogos não era uma opção.

Mas o parlamentar de oposição do Partido Constitucional Democrático do Japão, Jun Azumi, disse que o governo estava sendo otimista demais na sua avaliação da pandemia, o que poderia piorar as coisas no futuro.

“A menos que ele revise sua visão da situação das infecções, quando a Olimpíada terminar, haverá uma séria crise nacional afetando as vidas das pessoas, começando com o colapso do sistema de saúde”, teria dito segundo a emissora pública de televisão NHK.

Muitos japoneses estão cansados das restrições no geral voluntárias e alguns especialistas dizem que a decisão do governo de seguir em frente com a Olimpíada enviou uma mensagem confusa sobre a necessidade de ficar em casa, o que seria um risco maior do que qualquer disseminação direta de participantes olímpicos.

Fonte: Agência Brasil - Reportagem adicional de Ami Miyazaki, Mari Saito, Ritsuko Ando e Makiko Yamazaki

coronavirus

Itajaí ultrapassa 95% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid-19

Mais de 160 mil pessoas com 18 anos ou mais já receberam pelo menos uma aplicação

coronavirus

Itapema vacina adolescentes contra a covid-19 nas escolas

Para garantir a imunização, os adolescentes devem se cadastrar no site da Prefeitura de Itapema

coronavirus

Santa Catarina completa 40 dias sem pacientes na fila por UTI covid

Santa Catarina conta hoje com 1515 leitos de UTI Adulto, sendo 959 destinados à pacientes de Covid-19

coronavirus

SC recebeu 162,6 mil doses de vacina nesta segunda

Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira (13) mais 162.630 doses de vacina contra a Covid-19. Os lotes enviados pelos Ministério da Saúde chegaram ao Aeroporto de Florianópolis às 10h25. Todas as doses são da farmacêutica Pfizer, […]

coronavirus

Vacinação de adolescentes e reforço para idosos com 85 anos ou mais começa segunda-feira em Itajaí

Imunização inicia às 13h nas 30 unidades de saúde do município e no Centreventos

Mais notícias

Utilidade Pública

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Esgoto?

De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, apenas 52,36% da população têm acesso à coleta de esgoto

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,