keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Vai nevar em SC? Fotos de bonecos de neve “bizarros” voltam a viralizar após frio congelante

Amanhecer congelante registrado nesta quarta-feira (28), na Serra Catarinense fez ressurgir nas redes sociais os memes dos bonecos de neve “bizarros”

X

O amanhecer congelante registrado nesta quarta-feira (28), na Serra Catarinense fez ressurgir nas redes sociais os memes dos bonecos de neve “bizarros” feitos em Santa Catarina no último inverno. As imagens dos bonecos viralizaram. Diante dos termômetros negativos, que fez a cidade de Urupema registrar – 5,34°C entre 6h e 7h, muitas pessoas já estão na expectativa para o inverno 2021 e se haverá registro de neve no Estado.

Sempre existe a previsão de neve anual na Serra Catarinense, desde que a seguinte condição ocorra: formação de nuvens de chuva, local de altitude elevada e ação de uma massa de ar frio. E para que a neve chegue até o chão, precisa que o percurso feito na atmosfera se mantenha abaixo de zero, o que acontece com maior frequência apenas nas cidades de Serra em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que variam suas altitudes entre 900 e 1800 acima do nível do mar. O solo também precisa estar abaixo de zero para que além de ver caindo, possamos ver neve acumulada.

Os meteorologistas explicam ainda, que em vez de neve, pode cair chuva congelada. O que é diferente. Esse registro ocorre quando o floco formado na nuvem encontra uma camada quente e vira gota de chuva, mas logo depois pega mais uma camada abaixo de zero grau e congela.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz, não é possível prever este fenômeno com tanta antecedência. “Só é possível de prever a neve com uma antecedência de, no máximo, cinco dias”, explica. A previsão inicial para o inverno, no entanto, não indica uma estação tão rigorosa neste ano. “Por enquanto, tudo indica que será dentro da normalidade, com ondas de frio, mas nada muito forte. Teremos alguns períodos de ondas de frio intercalados com alguns momentos mais aquecidos. Se tivermos a chance de neve, sempre informaremos com cinco a três dias de antecedência”, garante.

Foto: Wagner Urbano/ Notiserra

Temperaturas desta quarta-feira (28)

-5,4°C Urupema

-1,1°C São Joaquim

-1°C Curitibanos

-0,1°C Ponte Alta do Norte

0,3°C Lebon Régis

0,5°C Frei Rogério

1,1°C Bom Jardim da Serra

1,6°C Urubici

Na capital, o dia começou com 11,9°C. Dados das estações do Ciram/Epagri

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir

Segurança

Polícia Civil autua em flagrante autor das mortes em Saudades

Preso foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados

Segurança

Polícia apreende 167 quilos de maconha em Pinhalzinho

O motorista, de 31 anos, disse que levaria a maconha até o Rio Grande do Sul

Mais notícias

Política

Paulinho é recebido pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara e apresenta novos projetos de mobilidade e turismo para Bombinhas

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir