As filas da Caixa Econômica Federal de Itapema são pauta recorrente na Câmara de Vereadores Itapema. Já o aumento repentino na conta de luz do itapemense ganhou vez no final do ano entrando para a pauta de reivindicações dos vereadores da cidade.
Na tarde desta segunda-feira (21), o vereador Alexandre Xepa (Progressistas) se mobilizou buscando solução para ambos os problemas, diretamente no Procon Estadual. No encontro com o Diretor do órgão, Tiago Silva, o vereador protocolou dois requerimentos em defesa do consumidor de Itapema. O diretor estadual firmou compromisso de averiguar ambas denúncias.
Xepa denunciou casos de consumidores que aguardam mais de 1 hora na fila da Caixa, em pé. As longas filas que se formam do lado de fora da agência também chamam atenção. Xepa considera o atendimento precário, e há meses reivindica uma nova agência para Itapema.
Ele requereu ao Procon estadual uma fiscalização in loco no banco, bem como voltou a cobrar da Superintendência da Caixa a abertura da nova unidade para atender adequadamente a demanda de Itapema.
Já no caso da Celesc, o vereador Xepa levou até o órgão de defesa do consumidor, casos de residências que tiveram um aumento abrupto na conta de luz dos meses de janeiro e fevereiro, mesmo não tendo ar condicionado instalado e sem nenhuma mudança significativa no padrão de consumo. No requerimento, ele pede ao Procon de Santa Catarina uma averiguação do aumento, para averiguar a legalidade dos reajustes.