keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC tem cemitério para quem tem medo de ser enterrado vivo

As sepulturas contêm um sistema de aeração que permite a entrada de ar fresco e impede a asfixia

cemitério X
Foto: Kamile Bernardes/O Município Blumenau
Siga-nos no google-news

O Cemitério São José em Blumenau, Brasil, oferece uma inovação notável em suas sepulturas verticais: uma rota de fuga para permitir a saída da pessoa em caso de ser enterrada viva. 

O sistema foi desenvolvido pelo proprietário Alcione Alvim Da Silva, que sofreu um trauma por medo de ser enterrado vivo e sofrer de claustrofobia. 

Desde 2006, o cemitério tem sepulturas verticais, mas a rota de fuga começou a ser desenvolvida em 2010, e só foi inaugurada dois anos atrás. As sepulturas contêm um sistema de aeração que permite a entrada de ar fresco e impede a asfixia, além de um biofiltro que impede a disseminação de odores. 

O corpo fica na sepultura por três anos antes de uma higienização térmica, que transforma os restos mortais em cinzas que podem ser guardadas na família. A cobertura fina da sepultura é feita de Material de Alumínio Composto (ACM), permitindo que a pessoa dentro consiga abrir a sepultura com a própria tampa do caixão, pois não há falta de ar nem falta de espaço físico. 

Alcione reconhece que é fundamental que a pessoa que for enterrada saiba que está em uma sepultura vertical e precisa sair pelos pés, caso contrário, não será possível escapar. 

O cemitério é uma ideia que foi motivada pelo medo de Alcione de ser enterrado vivo, que se originou de uma experiência traumática na infância, e que ele descobriu posteriormente que é um fenômeno chamado catalepsia. 

Embora nunca tenha ocorrido um caso de alguém que fugiu da sepultura, Alcione afirma que já encontrou casos de catalepsia em suas exumações. 

O proprietário reconhece que sua ideia pode ser questionada por muitos médicos, mas afirma que não duvida da capacidade profissional dos médicos ou dos avanços da medicina.

Fonte: O Município Blumenau

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Geral

ONDM Brasil 2024: o maior encontro da indústria da moda e da confecção chega a Balneário Camboriú

Feira ocorrerá nesta semana, de terça a quinta-feira, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Expocentro; confira os destaques da programação

Geral

Empresa de Joinville apresenta plataforma inovadora em feira voltada para o setor elétrico em Xanxerê

Vektor Energia apresentará plataforma de inteligência de mercado que auxilia na tomada de decisões na compra e venda de energia no mercado livre

Geral

Fort Atacadista inaugura quarta loja da rede em Joinville, nesta quarta-feira (25)

Nova unidade recebeu um investimento de R$ 60 milhões e faz parte de um plano de expansão que prevê novas lojas ainda em 2024

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Mais notícias

Geral

ONDM Brasil 2024: o maior encontro da indústria da moda e da confecção chega a Balneário Camboriú

Feira ocorrerá nesta semana, de terça a quinta-feira, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Expocentro; confira os destaques da programação

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”