keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Florianópolis poderá ser ‘engolida’ pelo mar daqui a 80 anos, diz ONU

Pesquisa prevê um aumento de 24 centímetros no nível do mar até 2050 e 65 centímetros até 2100 em Florianópolis

X
Imagem ilustrativa/Pixabay
Siga-nos no google-news

Florianópolis e outras cidades do litoral catarinense enfrentam uma ameaça significativa devido ao aumento do nível do mar, um fenômeno exacerbado pelas mudanças climáticas. Segundo projeções recentes da ONU, partes da capital catarinense, por exmeplo, que abrigam 3,74% da população atual podem estar submersas até 2100, considerando o pior cenário de aquecimento global.

Até 2050, áreas residenciais onde vivem cerca de 1,55% dos habitantes da cidade, ou mais de 8 mil pessoas segundo dados do IBGE, também podem ser afetadas, conforme divulgado pela ONU.

Estas conclusões são parte de um levantamento da plataforma Human Climate Horizons (HCH), uma colaboração entre a ONU e o Laboratório de Impacto Climático (CIL). O estudo foi divulgado às vésperas da COP28, realizada nos Emirados Árabes. A pesquisa prevê um aumento de 24 centímetros no nível do mar até 2050 e 65 centímetros até 2100 em Florianópolis.

Especialistas indicam que cada centímetro de elevação do nível do mar pode resultar em um metro de avanço da água na horizontal, afetando diretamente as cidades costeiras.

Regina Rodrigues, professora de Oceanografia e Clima da UFSC, enfatiza a necessidade de ações de mitigação e adaptação. Para mitigar, é essencial reduzir as emissões de carbono, principalmente no setor de transportes, com a implementação de um transporte coletivo eficiente. Em termos de adaptação, medidas como preservar e restaurar ambientes naturais e planejar construções de forma a proteger contra o avanço do mar são fundamentais.

A Prefeitura de Florianópolis já está tomando medidas para combater as emissões de gases de efeito estufa e preservar áreas de mata nativa, responsáveis pelo sequestro significativo de carbono. Está em desenvolvimento um plano focado na redução de emissões e na identificação de áreas vulneráveis para adotar estratégias de adaptação.

O estudo alerta para os impactos potenciais na região, incluindo a intrusão de água salgada em mananciais de água doce e a erosão em áreas como o Morro das Pedras, exacerbadas pela combinação do aumento do nível do mar com fenômenos naturais.

Em 2019, uma pesquisa internacional apontou que bairros inteiros de cidades como Joinville, Tubarão e Tijucas poderiam ficar submersos ou sujeitos a inundações frequentes, a depender da influência da maré, ciclones e outros efeitos.

As conclusões faziam parte de estudo divulgado na revista científica Nature Communications com base na ferramenta de risco costeiro do Climate Central, uma ONG de pesquisadores e jornalistas do mundo inteiro que estudam as alterações no clima e meio ambiente.

Na ocasião, os pesquisadores utilizaram inteligência artificial para atualizar informações de satélite e cruzá-las com novas projeções de aumento do nível dos oceanos. Aquele levantamento apontou que áreas onde vivem 300 milhões de pessoas estariam em áreas de risco de inundações frequentes. No Brasil, a condição afetaria 1 milhão de pessoas.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Empresa de Joinville apresenta plataforma inovadora em feira voltada para o setor elétrico em Xanxerê

Vektor Energia apresentará plataforma de inteligência de mercado que auxilia na tomada de decisões na compra e venda de energia no mercado livre

Geral

Fort Atacadista inaugura quarta loja da rede em Joinville, nesta quarta-feira (25)

Nova unidade recebeu um investimento de R$ 60 milhões e faz parte de um plano de expansão que prevê novas lojas ainda em 2024

Geral

Fort Atacadista celebra Semana Farroupilha com eventos em Lages e Chapecó neste sábado (21)

Comemoração terá costelaço, mateada, apresentações musicais e danças típicas, a partir das 10h, na lojas da rede em Lages e Chapecó

Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Geral

Cia Marítima inaugura nova loja na Praia Brava, em Itajaí

Inauguração foi marcada pelo lançamento da nova coleção Verão 2025

Mais notícias

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”

Grande Florianópolis

South Run Morro do Sertão: veja onde retirar os kits para a corrida em Florianópolis

Os kits da prova que será realizada no domingo (20) já estão disponíveis para retirada nesta sexta e sábado, na Galeria Novo Campeche; na sexta-feira, a partir das 18h, terá um 'Happy Runner' para os atletas