keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itapema tem o maior crescimento de área construída de Santa Catarina na década

A rápida expansão do mercado imobiliário no município superou o crescimento das cidades tradicionalmente conhecidas no setor

X
Siga-nos no google-news

De 2010 a 2019, a área construída em Itapema cresceu 20,3% ao ano, puxada pelos grandes empreendimentos e pela valorização imobiliária. Esse resultado foi o melhor de Santa Catarina para o setor da construção civil no período. 

A rápida expansão do mercado imobiliário no município superou o crescimento das cidades tradicionalmente conhecidas no setor, que ficaram fora do ranking que considera a evolução dos últimos dez anos. Contudo, Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó e Itajaí ainda figuram entre os municípios com maior volume de área construída em 2019.

“Ainda que algumas das cidades sejam pequenas, a evolução da área construída representa oportunidades de crescimento para diversas atividades do comércio e dos serviços, desde a venda de tintas, cimento, objetos cerâmicos e varejo de móveis, por exemplo. Assim, o volume de recursos envolvidos ganha forma e pode ser uma alavanca do crescimento regional”, explica a economista da Caravela Soluções, Edilene Cavalcanti.

Em função do tamanho das grandes cidades, os dados de 2019 mostram que elas ainda dominam o volume total de área construída, sendo a capital catarinense a maior do estado, com registro de 1,8 milhão m². Já Itapema teve o segundo maior volume, com 1,7 milhão de m² e segue em trajetória ascendente. Joinville e Balneário Camboriú aparecem na sequência, com cerca de 1,5 milhão m² cada. O ritmo acelerado da construção civil em Chapecó resultou em 919 mil m² de área construída no município ― uma significativa expansão de 40,1% frente a 2018. Já em Itajaí, foram mais de 850 mil m² construídos.

A retomada do setor está se refletindo no desenvolvimento de novas obras e na ampliação construção no estado. Somente em dezembro de 2019, foram realizadas 2,7 mil obras, o melhor resultado para o mês desde 2015, o que indica que o setor está retomando seu crescimento, com potencial de investir ainda mais.

A região da Grande Florianópolis conta com três cidades de destaque: Major Gercino, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos. No caso de Major Gercino, a expansão no período foi de 15,2% ao ano. Já Antônio Carlos superou a área construída per capita do estado, alcançando a marca de 2,87 m² por habitante. A rápida expansão de Governador Celso Ramos resultou na ampliação de 11,6% ao ano na área construída do município, totalizando 100,03 mil m² de novos empreendimentos.

Somando pouco mais de 50 mil habitantes juntas, as cidades de Balneário Piçarras, Petrolândia e Guabiruba também se destacam no Vale do Itajaí por manter taxas de crescimento acima de 10% ao ano no período. Piçarras ainda ganha a posição de 2º maior crescimento da região, atrás apenas de Itapema.

Xaxim e Ibicaré formam o conjunto de municípios da região Oeste que também se favoreceram das melhores condições imobiliárias. Juntos, os municípios somaram cerca de 37,6 mil m² de área construída em 2019. De 2010 para cá, Xaxim foi a cidade que mais se expandiu na região (18,1% ao ano de área construída). Por fim, na Serra Catarinense, o destaque foi para Zortéa, que apresentou o melhor desempenho da região, com crescimento de 13% ao ano. Em 2019, o município teve 3,69 mil m² de área construída.

O crescimento do setor no estado se refletiu na ampliação do emprego. No ano passado, a atividade registrou o maior saldo de empregos dos últimos oito anos. Foram cerca de 6,6 mil postos de trabalho criados — resultado que culminou numa alta de 7,7% frente ao mesmo período de 2018. Esse foi o melhor desempenho da região Sul e o quarto melhor do Brasil.

 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física