keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Baleia é encontrada morta no sul da Ilha de Santa Catarina

Possivelmente o animal morreu após uma colisão

X
Siga-nos no google-news

Na noite de sábado, 1º, um filhote de baleia franca (Eubalaena australis) apareceu morto na Praia do Matadeiro, no sul da Ilha de Santa Catarina. O animal, um macho, está em estado de decomposição, tem entre quatro e cinco metros de comprimento e nascido nesta temporada. Uma equipe de biólogos e veterinários da Associação R3 Animal e do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca (PBF), ambas instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estiveram no local neste domingo, isolaram a área, realizaram a necropsia e enterraram o filhote.

A ideia era rebocar o animal para outra praia, com maior faixa de areia, para realizar a necropsia e posterior enterro. “Mas não conseguimos nenhuma embarcação para auxiliar no transporte do cetáceo. Fizemos a necropsia aqui mesmo e enterramos em seguida”, explica a médica-veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS em Florianópolis.

“Havia um hematoma na região torácica direita e esquerda. Possivelmente, causada por colisão”, completa Kolesnikovas. Participaram da operação para enterro do filhote a R3 Animal, PBF, Polícia Militar Ambiental, com o apoio dos moradores.

As baleias francas passam o verão próximas às regiões dos pólos, onde se alimentam. Durante o inverno, migram para águas tropicais mais quentes para acasalamento e procriação. Na América do Sul a principal ocorrência de áreas reprodutivas se concentra nas águas costeiras da Península Valdés, Argentina, com uma pequena população encontrada no sul do Brasil. Por isso, é comum nessa época do ano avistar mãe e filhote em praias de Santa Catarina.

Se você encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, restaurante coreano lança nova edição de menu degustação

Após o grande sucesso e a pedido dos clientes, o restaurante DoshiraKorea confirmou para esta quarta-feira (23) mais uma edição do seu aguardado menu degustação