A DIC de Itajaí, durante os dias 23 e 24/08, desencadeou o cumprimento de mandados visando a conclusão de operação denominada “MAR ABERTO”.
Inquérito policial apurou a prática de diversos delitos de falsificação de documentos utilizados para venda de veículos com contratos bancários inadimplentes, para saques de FGTS, procurações para liberação de veículos apreendidos, diplomas, carteiras de habilitação (CNH), registros gerais (RG), contratos de compra e venda de imóveis, além da comercialização ilegal de armas e munições.
Durante a instrução do inquérito foram angariadas provas de que os presos se dedicavam de maneira exclusiva para a prática de crimes. Assim, diante dos elementos amealhados pela Polícia Civil, o Poder Judiciário deferiu a expedição de sete mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva.
Os mandados foram cumpridos em Joinville, Navegantes e Itajaí.
Dentre os diversos documentos de origem suspeita apreendidos, destacou-se uma autorização de Arrais amador, documento fornecido pela Marinha, após preenchidos os requisitos técnicos e legais, para a condução de embarcações. O documento estava na posse de terceiro que confirmou a confecção realizada por membro da quadrilha.
Os trabalhos prosseguem na apuração dos diversos documentos apreendidos.
A DIC ressalta que todos aqueles que adquiriram documentos falsos serão responsabilizados e terão suas prisões requeridas caso permaneçam com eles.