keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Temida pelo veneno, cobra urutu-cruzeiro mata vaca em fazenda de Santa Catarina

A urutu-cruzeiro foi capturada por um vizinho

X

Na tarde deste sábado (26), uma cobra urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) matou um bovino no interior de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina.  O relato é de um fazendeiro, que mora a cerca de 500 metros do asfalto na saída para o Despraiado, próximo ao perímetro urbano do município. Ele contou ao portal São Joaquim Online que uma de suas vacas, essa de quatro anos e cerca de 600 quilos, estava com as demais próximo ao coxo (assista abaixo) quando foi picada pela tenebrosa serpente.

A urutu-cruzeiro, que teria picado a vaca e levado à morte por causa da temível ação proteolítica de seu veneno, foi capturada por um vizinho. A serpente fêmea media quase dois metros de comprimento. O aparecimento deste tipo de animais acende um alerta para a redobrada dos cuidados, principalmente por parte dos pecuaristas e produtores de maçãs da região. O nome desta cobra é devido ao fato de possuir um desenho semelhante a uma cruz na parte superior de sua cabeça.

A composição do veneno da urutu-cruzeiro varia entre as famílias, gêneros e espécies. Em caso de acidente com a serpente, os sintomas característicos são são dor intensa e inchaço na região da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina.

Pode haver complicações, como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada. Assim como para qualquer acidente causado por serpentes, a vítima deve manter-se calma, beber bastante água, não ingerir bebidas alcoólicas e procurar, imediatamente, um hospital. 

Foto: São Joaquim Online/Divulgação

Cidades

Porto Belo recebe Emenda Parlamentar do deputado Ivan Naatz

Prefeito Emerson Stein agradeceu a visita e o apoio do deputado Ivan Naatz e o recurso destinado a Porto Belo

Cidades

Vídeo: Garis jogam lixo e sujam ruas de Florianópolis durante protesto

Repercutiu de forma negativa nas redes sociais o protesto dos trabalhadores da Comcap, a autarquia da prefeitura de Florianópolis responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana. Eles estão em greve contra a proposta de […]

Cidades

Rio transborda e alaga ruas e casas em Benedito Novo no Vale do Itajaí

Situação também é complicada em Doutor Pedrinho

Cidades

Vereadores de Itapema visitam a Guarda Municipal de Balneário Camboriú

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu dúvidas deles com relação a criação de uma Guarda Armada em Itapema

Cidades

Defesa Civil reforça alerta de chuva forte e persistente com risco de alagamentos e deslizamentos em SC

Alerta vale desta terça-feira (19) até quinta-feira (21) para o Litoral e Vale do Itajaí

Mais notícias