keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras receberão placas de orientação sobre o programa Bandeira Azul

Serão instaladas sete placas com informações sobre o programa, recomendações aos usuários das praias e as ações previstas para serem realizadas nesta fase piloto.

X
Siga-nos no google-news

As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, em Balneário Camboriú, estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Nesta quarta-feira (27), às 17h mais uma etapa da fase piloto será executada. Serão instaladas sete placas com informações sobre o programa, recomendações aos usuários das praias e as ações previstas para serem realizadas nesta fase piloto.

“Estas ações terão que ser desenvolvidas durante o ano de 2018, já que pretende-se hastear as bandeiras azuis em novembro de 2018”, contou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd. Duas placas serão colocadas na praia de Taquaras, três no Estaleiro e outras duas no Estaleirinho. Os três locais terão que se adequar e se tornar ecologicamente corretas para então ter a bandeira hasteada.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE (Fundação de Educação Ambiental) e serve como certificado de qualidade para praias do mundo inteiro. Em Balneário Camboriú o programa é uma iniciativa do governo municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, e conta com o apoio do Ministério Público catarinense. Os critérios para comprovação de qualidade abrangem recursos como acesso à informação por parte da população (sinalização e normas de conduta), qualidade da água do mar (balneabilidade), gestão ambiental (preservação e gestão do lixo gerado) e serviços disponibilizados como segurança e oferta de chuveiros, banheiros, planos de emergência e equipamentos de salvamento.

Além da colocação das placas, o Município já iniciou o trabalho de campo com levantamento da infraestrutura das praias; iniciou as obras de complementação da rede de esgoto das Praias de Laranjeiras (que será entregue em janeiro) e Taquaras (que será concluída em fevereiro); e também iniciou as coletas de água das praias inscritas, por um laboratório credenciado pela FATMA. Já foram elaborados os diagnósticos das praias de Taquaras e Estaleiro e em janeiro será elaborado o de Taquaras. “Com estes diagnósticos poderemos atacar os principais problemas de cada praia de uma forma organizada e com metas”, contou o secretário.

Em todo o Brasil apenas cinco praias possuem a bandeira, sendo que duas delas ficam em Santa Catarina (Praia Grande – Governador Celso Ramos e Lagoa do Peri – Florianópolis). Balneário Camboriú também está se esforçando para conseguir resultados positivos que contribuam para que, em novembro de 2018, a Bandeira Azul seja posta em suas areias. Além das ações já realizadas, a cidade vai contar com a ajuda de um gestor de praias recentemente contratado para orientar o andamento do projeto. “Não será uma tarefa fácil, mas com o objetivo claro da responsabilidade que temos de conservar e preservar o patrimônio ambiental das nossas praias, acreditamos içar as três bandeiras daqui um ano”, finalizou Ike Gevaerd.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”

Grande Florianópolis

South Run Morro do Sertão: veja onde retirar os kits para a corrida em Florianópolis

Os kits da prova que será realizada no domingo (20) já estão disponíveis para retirada nesta sexta e sábado, na Galeria Novo Campeche; na sexta-feira, a partir das 18h, terá um 'Happy Runner' para os atletas