keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Itajaí define regras para uso e ocupação da faixa de areia para Verão 2017/2018

A grande novidade deste ano é o apoio do Procon na fiscalização. Os usuários também poderão denunciar irregularidades pelo aplicativo da Fundação do Meio Ambiente (Famai).

X
Siga-nos no google-news

O verão começa nesta quinta-feira (21) e o Município de Itajaí apresenta a normatização para o uso da faixa de areia durante a temporada 2017/2018. A grande novidade deste ano é o apoio do Procon na fiscalização. Os usuários também poderão denunciar irregularidades pelo aplicativo da Fundação do Meio Ambiente (Famai).

A Instrução Normativa, que deve ser seguida por todos os empreendimentos das praias Brava e Cabeçudas que desejam disponibilizar mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, guarda-sóis, tendas e similares na faixa de areia, é composta por 24 artigos e estabelece regras específicas para compatibilizar o atendimento do veranista com a preservação ambiental, fomento à economia e respeito ao consumidor.

A normatização do uso da faixa de areia foi desenvolvida por quatro organismos municipais: Secretaria de Urbanismo, Secretaria de Turismo, Famai e Procon. “O órgão de defesa ao consumidor agora integra a equipe de fiscalização municipal e vamos garantir que nenhum frequentador das praias de Itajaí tenha direitos restringidos”, reforça o responsável pelo Procon, Raphael Fonseca.

Em caso de descumprimento, o estabelecimento infrator será primeiramente notificado. Com a reincidência, terá a suspensão de atendimento de praia, apreensão dos equipamentos e lavratura de auto de infração. A Instrução Normativa também prevê, na ocorrência de mais uma notificação, a impossibilidade de o estabelecimento requerer autorização para uso da faixa de areia na temporada de verão 2018/2019.

O loteamento da praia, sempre alvo de muitas polêmicas, fica proibido pela normativa. Na Praia Brava, o estabelecimento comercial ou condomínio poderá deixar montado, no máximo, cinco conjuntos. Além disso, o documento destaca que esses equipamentos estarão automaticamente à disposição da população gratuitamente por se tratar de área pública, inclusive àqueles com caixa térmica ou similar.

A Instrução normativa ainda estabelece que a utilização do espaço é gratuita, não pode ser cobrada consumação mínima, a taxa de 10% de serviço e gorjeta são opcionais e não pode haver multa por perda de comanda. Os estabelecimentos com atendimento na faixa de areia também deverão disponibilizar contentores de lixos orgânicos e recicláveis.

Como denunciar
Procon, Famai e Secretaria Municipal de Urbanismo farão fiscalização periódica para garantir o integral cumprimento da Instrução Normativa Verão 2017/2018. Irregularidades poderão ser denunciadas aos três órgãos competentes, bem como no telefone 151 do Procon e também pelo aplicativo para celular da Famai. No app, é possível tirar fotografias e registrar as ocorrências em tempo real.

__________________________

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008