keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Construção do reservatório de água de Penha chega a 35%

O novo reservatório, que chegará a 9,8 metros de altura, terá capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água, ampliando a capacidade de reservação do município para 6,8 milhões de litros.

Siga-nos no google-news

A construção do novo reservatório de água potável de Penha, no bairro Armação, está em ritmo acelerado: 35% dos trabalhos estão concluídos. O novo reservatório, que chegará a 9,8 metros de altura, terá capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água, ampliando a capacidade de reservação do  município para 6,8 milhões de litros. A previsão é inaugurar o novo equipamento em dezembro, dependendo das condições climáticas.

 

Fernando Rettore Neto, coordenador de engenharia da Águas de Penha, explica que já foram concluídos os trabalhos de terraplenagem e fundação do terreno. Neste momento estão em execução os serviços de concretagem da base de apoio do reservatório.

 

De acordo com a coordenadora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto, a construção da estrutura é uma das etapas da ação global da concessionária que visa realizar mudanças significativas no abastecimento e armazenamento de água no município. Juntamente com a construção do reservatório serão realizadas obras de melhorias no sistema de distribuição, incluindo a instalação de oito boosters e três quilômetros de reforço de rede. O booster é um equipamento que aumenta a pressão e vazão da água no processo de distribuição, especialmente em áreas altas.

 

Verão

 

A obra do novo reservatório é uma das ações para minimizar os efeitos do aumento de consumo de água na alta temporada de verão em Penha. A Águas de Penha também está setorizando o sistema de distribuição de  água do município em 10 regiões diferentes com o objetivo de melhorar a distribuição, principalmente nos períodos de altíssimo consumo. A previsão é instalar 22 registros, número que pode variar para mais ou para menos dependendo das necessidades que forem identificadas durante as obras.

 

O plano de ações para a temporada prevê ainda a perfuração e ativação de quatro poços artesianos. A concessionária também retomou a utilização do reservatório do Bairro Santa Lídia de 20 mil litros depois que ele passou por um trabalho de limpeza e manutenção. O bairro também ganhou um booster – bomba colocada na rede que tem como função aumentar a pressão e a vazão de água. A melhoria garantirá maior pressão na distribuição para as famílias da redondeza.

 

A solução definitiva para o problema de desabastecimento em algumas regiões de Penha na alta temporada, no entanto, é a construção do sistema produtor próprio de água. Todos os projetos da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) já foram finalizados, mas, para que a obra avance, precisa-se da Licença Ambiental Prévia (LAP), e da indicação do terreno onde deve ser construída a estação, ambos de responsabilidade do poder concedente. O projeto prevê a captação no Rio Luiz Alves através de uma adutora com 22 quilômetros de extensão.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008