Brusque, no Vale do Itajaí, é o único município catarinense com mais de 100 mil habitantes que não registrou morte violenta neste primeiro semestre de 2020. Em 2019, neste mesmo período, foram registradas cinco mortes violentas.
Para o delegado Regional de Brusque, Fernando de Faveri, são vários os fatores que explicam essa realidade. Ele destaca a integração entre os órgãos de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, IGP e Guarda de Trânsito), assim como entre a polícia e a sociedade, por meio da prefeitura, associação comercial e Industrial e CDL, para que Brusque seja o único município catarinense a não registrar morte violenta neste primeiro semestre de 2020.
O Delegado Regional também reforça o comprometimento do Ministério Público e Poder Judiciário para Brusque se mantenha em posição de destaque. Para ele, essa integração e o compartilhamento de informações faz com que todos aqueles que cometem crimes na região sejam identificados e presos. “Isso demonstra a efetividade e o comprometindo de todos os policiais civis, assim como de todos os profissionais da segurança que atuam na região”, destacou Fernando de Faveri.