keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Conheça os números da nova pesquisa para a Prefeitura de Itapema

Nesta quinta-feira (29), a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) lançou uma chamada pública para aquisição de volumes adicionais de gás natural. O edital é necessário para cumprir a demanda pelo insumo no Estado, […]

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Nesta quinta-feira (29), a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) lançou uma chamada pública para aquisição de volumes adicionais de gás natural. O edital é necessário para cumprir a demanda pelo insumo no Estado, já que o gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), que transporta o gás pelo território catarinense, está operando acima do limite.

Em setembro, Santa Catarina registrou o maior consumo de gás natural da história, com uma média diária de 2,1 milhões de m³. Atualmente, a Petrobras está conseguindo fornecer temporariamente os volumes excedentes – o contrato prevê 2 milhões de m³ diários – pois possui outros contratos de transporte que vem apresentando sobra de capacidade nos últimos meses, mas o produto poderia faltar em breve já que a supridora não teria como garantir o fornecimento.

As propostas podem prever suprimento via Gasbol, com a injeção do gás natural diretamente nos pontos de entrega da SCGÁS, ou ainda a partir dos modais GNL (Gás Natural Liquefeito) ou GNC (Gás Natural Comprimido). A formalização das propostas no edital devem ser feitas até o dia 30 de novembro.

A quantidade inicial estimada pela SCGÁS é de 150 mil m³/dia, com possibilidade de ampliação dentro do prazo de contratação de cinco anos. Segundo a empresa, a intenção da chamada pública é atender a demanda no curto prazo.

Para o futuro, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) já sinalizou a possibilidade de investimentos para ampliar a capacidade do Gasbol, mas a projeção é de que essas obras sejam concluídas somente após 2024.

A longo prazo, outra medida que pode garantir mais oferta do insumo é a nova lei do gás, que tramita no Congresso Nacional. A matéria já passou pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado.

“Estamos conversando com os senadores de Santa Catarina sobre a importância da agilidade da aprovação dessa legislação, dada a relevância do gás para a indústria catarinense”, disse o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar. O setor industrial consome cerca de 80% do insumo no Estado.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008