keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Porto de Itajaí abre 2021 com 6% de crescimento na movimentação em toneladas

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra 18% de aumento

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

O ano de 2021 começou com crescimento no Porto de Itajaí e no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Em nosso porto, a movimentação de cargas alcançou 452 mil toneladas, um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os números apontam 37.279 TEUs (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento) movimentadas em janeiro deste ano.

No complexo portuário, somado os números de Itajaí e Navegantes, foram movimentados 115.749 TEUs e 1.303.984 toneladas. No comparativo ao mesmo período de 2020, foi registrado um crescimento de 17% na movimentação de TEUs e 18% nas toneladas.

“O Porto de Itajaí é motivo de imenso orgulho e satisfação. Nos últimos quatro anos conseguimos recuperar seu prestígio. Novas linhas foram conquistadas e com isso multiplicamos a movimentação de toneladas e de contêineres. Trabalhamos com os quatro berços e agora estamos atuando pela vinda de navios maiores para todo o complexo, garantindo uma economia cada vez mais forte e potencializando Itajaí no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasil”, comemora o prefeito Volnei Morastoni.

Apesar da redução no número de escalas e de contêineres, a movimentação de tonelagem foi maior no período. “Isso quer dizer que movimentamos mais contêineres cheios e navios mais carregados. É muito importante destacar esse crescimento da relação de carga por escala, que foi de 22% no comparativo ao ano passado”, explica o diretor geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz. Para o diretor, os navios mais carregados são uma tendência que se consolida cada vez mais entre os armadores.

Embora o preço do dólar esteja alta, as importações superaram as exportações e corresponderam a 51% do sentido das cargas operadas no complexo. Frango, carnes e madeira e derivados foram os produtos mais exportados. Já os produtos mais importados foram os mecânicos e eletrônicos; plásticos e borrachas; e produtos químicos.

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, avalia a movimentação de janeiro como bastante expressiva. “Historicamente a movimentação portuária do primeiro trimestre do ano tende a manter uma estabilidade, e mesmo com o fechamento da barra em virtude das chuvas, nós conseguimos apresentar um crescimento, indicando que em 2021 nós vamos continuar nesse ritmo”, projeta o superintendente.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Sicredi Vale Litoral SC destina mais de R$ 27 milhões de resultados aos seus associados

Cooperativa devolve aos seus associados a participação dos seus resultados com base nos produtos e serviços utilizados no último ano

Economia

Plantio de coca deve ser substituído pelo açaí em áreas da Colombia

Plano foi apresentado pelo governo do Departamento de Putumayo a empresários brasileiros durante missão de intercambio

Economia

Aeroporto de Florianópolis amplia voos para destino internacional

A Latam Airlines será responsável por operar esses voos adicionais durante a temporada de inverno

Economia

Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 20% neste primeiro trimestre

Março de 2024 se destacou particularmente, com uma movimentação de 1,6 milhão de toneladas

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú