keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Denúncias para limpeza de terrenos crescem depois de notificação da Prefeitura de Piçarras

Em 19 de abril, a Prefeitura de Balneário Piçarras notificou os proprietários de terrenos baldios para limpeza dentro do período de 10 dias, válidos até esta quarta-feira (29). Desde a notificação, o número de denúncias […]

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Em 19 de abril, a Prefeitura de Balneário Piçarras notificou os proprietários de terrenos baldios para limpeza dentro do período de 10 dias, válidos até esta quarta-feira (29). Desde a notificação, o número de denúncias de terrenos que descumprem as normas do Código de Posturas municipal cresceu em cerca de 50%.

De acordo com o Art. 7º – A do Código de Posturas, os terrenos dentro de Balneário Piçarras “[…] devem ser mantidos livres de qualquer tipo de vegetação indesejada, águas empoçadas, entulho, animais peçonhentos e materiais prejudiciais à saúde, higiene, limpeza e salubridade da coletividade”. Ao todo, foram recebidas 105 manifestações referentes a terrenos baldios com acúmulo de lixo ou falta de manutenção, os quais a maior parte foi notificada pela Vigilância Sanitária.

“Após a reportagem transmitida no Jornal da Record, percebemos um aumento no registro dessas reclamações. Ou seja, a população está atenta e procurando a Prefeitura por meio dos nossos diversos canais: telefone, e-mail, WhatsApp e presencial, tomando os devidos cuidados devido à pandemia. Recebemos todo tipo de solicitação: acesso às informações, reclamações, elogios, sugestões, dúvidas e denúncias. A Ouvidoria Municipal é uma importante ferramenta para a defesa da comunidade, a transparência e a democracia”, enfatiza a Controladora Geral, Fabiane Quintino.

A multa para o descumprimento da notificação de limpeza corresponde a três Unidades Fiscais Municipais (UFM) ao proprietário ou possuidor. O parágrafo 3º do art. 7º – A dispõe que “[…] sem que haja a adequação dos imóveis considerados irregulares perante este artigo, o Município, por meio do órgão competente ou de pessoa jurídica delegatária de serviços públicos, poderá ordenar a execução da limpeza do imóvel, o que constituirá fato gerador de taxa de serviços públicos”. A multa para limpeza varia entre nove e 13 UFM.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza