keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Três crianças desaparecidas em SC; Programa de coleta de DNA tenta ajudar familiares

SC tem até o momento três crianças desaparecidas no Estado. Duas sumiram em São José e uma em Jaraguá do Sul

X
Siga-nos no google-news

Uma ação para coletar DNA de parentes de desaparecidos será iniciada pelo Programa Conecta ainda neste mês. O objetivo é dar fim a busca e ao drama das famílias. A captação faz parte de uma campanha nacional e será realizada em Florianópolis, Criciúma, Joinville, Chapecó e Lages, por meio do IGP (Instituto Geral de Perícias), que desenvolve o programa Conecta com o apoio da Delegacia de Desaparecidos, do SOS Desaparecidos, do (GAFAD) Grupo de Apoio aos Familiares de Desaparecidos e do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). A informação foi divulgada pelo Portal ND+.

Santa Catarina tem até o momento três crianças desaparecidas no Estado. Duas sumiram em São José e uma em Jaraguá do Sul, segundo dados da DPPD/​PCSC (Delegacia de Polícia de Desaparecidos de Santa Catarina).  As duas crianças que seguem desaparecidas no município de São José, na Grande Florianópolis, são Diego Póvoas, que sumiu em 01/02/1989, com então 11 anos, e Elicéia Silveira, desaparecida em 18/03/1995, aos 9 anos à época. Os casos continuam um mistério.

Já Emili Miranda Anacleto, de 1 ano e 11 meses na época, desapareceu no dia 21 de maio de 2014 após sair da casa onde morava com a mãe, em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, acompanhada do pai. Segundo o delegado Wanderley Redondo que é responsável pela DPPD, os dados de familiares da menina Emili já estão no banco de dados há algum tempo. Ele acredita que a menina está viva e que algum parente deve estar com ela.

Sobre os casos de crianças desaparecidas antes da tecnologia estar disponível, o delegado afirmou, “Todos os casos em que as famílias permitiram e quiseram fornecer o material, nós já coletamos o DNA, fizemos as análises e jogamos no banco de dados”. Entre crianças e adultos, cerca de 1.329 pessoas estão desaparecidas em Santa Catarina. Todo os casos ainda sem respostas.

“No momento em que não há novas informações, os casos ficam aguardando em espera”, afirma o delegado. “No momento que tiver alguma informação, ou alguma pista nova, nós vamos apurar, e o caso anda. Ele fica aguardando, ele não é arquivado”, finaliza Wanderley Redondo.

Como funciona o Programa Conecta

O programa Conecta tem como objetivo coletar material biológico de familiares de pessoas desaparecidas para inserção dos seus perfis genéticos no BPG/SC (Banco Estadual de Perfis Genéticos de Santa Catarina), em paralelo à criação de um banco unificado contendo os dados biométricos, antropológicos e odontolegais dos desaparecidos.

delegado Redondo afirma que a técnica de busca a partir de DNA de familiares já é utilizada no Estado desde 2015.  “Em parceria com o IGP nós já estamos fazendo [a coleta] há mais de cinco anos. Agora, em razão da Secretária Nacional de Segurança Pública, será intensificado a nível de Brasil”, comenta. “Santa Catarina é o 4º Estado do país em coleta de material de familiares de desaparecido”, ressalta. O responsável pela DPPD explica como esses dados são utilizados na localização destas pessoas.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Segurança

Carro de luxo pega fogo em Balneário Camboriú durante a madrugada

Bombeiros aplicaram espuma utilizando o sistema ProPack.

Segurança

Homem sofre ferimentos graves em acidente com empilhadeira no Oeste de SC

Vítima de 64 anos foi transportada de helicóptero ao hospital

Mais notícias

Cultura e Lazer

De Jaraguá do Sul, Urbano Alimentos lança a sua própria série animada para o público infantil

Uma das maiores do setor de alimentos do país, com 64 anos de história, já disponibilizou oito episódios da série infantil “Os Carabão”

Grande Florianópolis

South Run Morro do Sertão: veja onde retirar os kits para a corrida em Florianópolis

Os kits da prova que será realizada no domingo (20) já estão disponíveis para retirada nesta sexta e sábado, na Galeria Novo Campeche; na sexta-feira, a partir das 18h, terá um 'Happy Runner' para os atletas