keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Neta desenha no papel comandos do celular para avô de 88 anos aprender mandar áudios e mexer nos aplicativos

Neta desenhou as telas do celular no papel para ajudar o avô de 88 anos

X
Siga-nos no google-news

Desbloquear o celular com a digital, achar o aplicativo desejado, mandar a mensagem e bloquear o aparelho. Para muitas pessoas estas pode ser tarefas feitas centenas de vezes sem dificuldade. Porém, para o espanhol José Antônio, 88 anos, a tecnologia por vezes pode ser um grande desafio. Nesta última semana, a história de uma neta que desenhou de uma maneira bem fácil os caminhos para o seu avô acessar o celular, viralizou nas redes sociais.

Raphaela Martinez, 25 anos, decidiu facilitar a vida digital do avô ao ver as dificuldades que ele enfrentava. A jovem, que trabalha com canais digitais para bancos, passou a desenhar as telas do celular do seu José no papel para que ele não se esquecesse como acessar os aplicativos.

Em vídeo publicado no Canal do Youtube do Razões, a Rapha explicou que a grande vontade de seu avô é saber usar os aplicativos de banco, já que viu na TV que é possível acessar o extrato bancário pela telinha. “Fiquei me perguntando: ‘Vô, você adora dar uma saidinha para passear um pouco, né? Agora que já tomou a vacina, por que você quer ver o extrato no celular?’ […] Aí ele falou: ‘Eu quero ter as duas opções. Quando eu não quiser ir à agência, quero ver aqui em casa’.”

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

E com este diálogo, que aconteceu há poucas semanas, Rapha passou a sair de São Paulo (SP) e ir visitar o seu avô em Cotia (SP) rotineiramente para dar aulas de como usar seu celular. A neta, inclusive, já é chamada de professora pelo seu José. Vê se pode?!

Para entrar neste mundo digital, Rapha decidiu começar com o básico com o seu avô. Os primeiros desenhos ensinam o senhor José a desbloquear o celular, tirar fotos e encontrar suas fotografias.

O passo seguinte, segundo a neta, era ensinar a usar aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Seu José, além de mandar fotos de seus limões para toda a família, queria falar com os filhos e netos por mensagem. Foi aí que a Rapha percebeu mais um empecilho: o avô tem pouca sensibilidade nos dedos para digitar.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

“Meu avô era agricultor e não tem muita sensibilidade para clicar nos botões. Então, assim, imediatamente eu percebi que teria que ensiná-lo a mandar mensagens de áudio. Agora ele já manda mensagem para todo mundo.”

E se você pensa que o seu José manda só mensagens de bom dia igual muitos vovôs por aí, está enganado! O espanhol gosta de mandar seus áudios tirando sarros dos filhos e netos, inclusive, cobrando mais aulas da Rapha!

A história da Rapha e do seu José viralizou após uma publicação da jovem no LinkedIn ultrapassar as 15 mil reações. Com uma foto com um sorrisão tão grande desse vovô, seria impossível o post não fazer sucesso, né?!

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cultura e Lazer

Canoas e redes prontas! Pesca da Tainha vai começar e expectativa é de safra boa em Itapema

Pesca artesanal da Tainha será liberada nesta quinta-feira (1) em Santa Catarina

Cultura e Lazer

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Itapema comemora 62 anos com show de Rick e Renner na Praça da Paz

O show gratuito será realizado no domingo (21) e será aberto pelo cantor Nego Joe

Mais notícias

Geral

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais

Geral

Foragido de SP por tentativa de homicídio é preso em Balneário Camboriú

O ataque ocorreu em Ubatuba, São Paulo, no ano de 2008