keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Incertezas na economia derrubam confiança do empresário industrial de SC

A desaceleração na atividade global também preocupa, aponta a Federação

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

O índice de confiança do empresário da indústria de Santa Catarina, medido pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), caiu 7,1 pontos em setembro, de 65,6 pontos para 58,5 pontos. Segundo a entidade a motivação da queda é o cenário político e fiscal. Percentualmente, a queda é de 10,8%.A situação, diz a Fiesc, é fruto da elevação do grau de incerteza sobre a condução da agenda econômica nos últimos meses de 2021. A desaceleração na atividade global também preocupa, aponta a Federação.

Apesar da queda, o índice se manteve acima da linha dos 50 pontos, o que indica um ambiente de confiança entre os empresários industriais. Houve queda também no índice nacional, que registra agora 58 pontos.

Conforme o economista do Observatório Fiesc, Thiago Rodrigues Lemos, no cenário internacional as preocupações giram em torno de expectativas quanto à redução de estímulos econômicos pelos bancos centrais mundiais e desaceleração da atividade econômica, sobretudo na China. Já no Brasil, a aceleração da inflação e o risco de uma crise hídrica, com efeitos sobre a oferta de energia, estão entre os principais pontos de atenção no médio prazo.

Expectativa

A expectativa do empresário industrial catarinense para os próximos seis meses também registrou queda significativa de 7,1 pontos na passagem entre o mês de agosto e setembro, atingindo 60,8 pontos no índice. No cenário nacional, o quadro de menor otimismo também se mostra presente, com o indicador recuando 5,1 pontos.

Condições atuais

Em relação ao Índice de Condições Atuais, Santa Catarina apresentou nova queda no indicador em setembro, a segunda consecutiva. Com recuo de 7,1 pontos, o indicador se mantém em 53,9 pontos. Na visão do empresário industrial catarinense, o cenário atual se mostra mais desafiador que os seis meses imediatamente anteriores, dado os elevados níveis de preços, desaceleração econômica global, gargalos logísticos e uma possível crise de abastecimento de água e energia. O Índice nacional também apresentou recuo na passagem mensal, de 5,3 pontos, agora em 52,2 pontos.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Sicredi Vale Litoral SC destina mais de R$ 27 milhões de resultados aos seus associados

Cooperativa devolve aos seus associados a participação dos seus resultados com base nos produtos e serviços utilizados no último ano

Economia

Plantio de coca deve ser substituído pelo açaí em áreas da Colombia

Plano foi apresentado pelo governo do Departamento de Putumayo a empresários brasileiros durante missão de intercambio

Economia

Aeroporto de Florianópolis amplia voos para destino internacional

A Latam Airlines será responsável por operar esses voos adicionais durante a temporada de inverno

Economia

Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 20% neste primeiro trimestre

Março de 2024 se destacou particularmente, com uma movimentação de 1,6 milhão de toneladas

Mais notícias

Negócios

Aluguel de louças se torna alternativa econômica e prática para receber convidados

Empresária catarinense, especialista em mesa posta, investiu no negócio há um ano e inaugura, em breve, a primeira filial em Balneário Camboriú

Geral

Obra na 4ª Avenida interrompe abastecimento de água e interdita trânsito em BC

Serviço de interligação de rede da Emasa deve ser finalizado até 19h