Choveu mais de 200mm na Grande Florianópolis durante o feriadão
Totais elevados de precipitação, entre 50 e 100mm, também foram registrados em outros municípios entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de SC, com destaque para Joinville e São José
Entre os dias 10 e 12 de outubro a região da Grande Florianópolis registrou um acumulado de chuva superior a 200mm. Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Antônio Carlos e Águas Mornas foram os municípios mais atingidos, com um acumulado de 244mm, 224mm, 160mm e 153mm, respectivamente, em 72 horas, sendo que a maior parte da chuva ocorreu na terça-feira (12), como mostra a . Totais elevados de precipitação, entre 50 e 100mm, também foram registrados em outros municípios entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de SC, com destaque para Joinville e São José.
Chuvas persistentes durante três dias consecutivos, atingindo as áreas da Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC, são típicas da chamada circulação marítima, conhecida na Ilha como ‘lestada’. Essa condição de tempo é caracterizada por um intenso fluxo de umidade transportado do mar para as áreas do litoral catarinense. Esse fluxo de vento interage com o relevo, favorecendo a intensificação da chuva em áreas bem localizadas. Conforme a direção de vento predominante, a chuva mais intensa ocorre principalmente em municípios da Grande Florianópolis, como Palhoça, ou da região de Camboriú ou Joinville.
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
A obra, que faz parte do selo editorial "Série Mulheres", da Editora Leader, tem coautoria de jornalistas renomadas e prefácios de Analice Nicolau e Mariana Ferreira