A prefeitura de Penha, no litoral de Santa Catarina, está implementando um novo sistema de gestão em nuvem para acelerar o atendimento às demandas da população. Ao concentrar as demandas em plataforma única, os servidores terão os dados todos em um sistema só, obtendo maior agilidade para acompanhar o fluxo de trabalho na administração. Além disso, o sistema também oferecerá maior comodidade para a população, com serviços disponíveis por aplicativo e site.
Os servidores do município já estão em treinamento para operar o novo sistema. “A implantação do sistema IPM junto ao portal oficial do município de Penha vai facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços essenciais da governança, assim como aperfeiçoar ainda mais a transparência – algo que zelamos com vigor. É um sistema mais moderno e que também vai agilizar o trabalho interno das nossas equipes técnicas, indo ao encontro do crescimento social e econômico de Penha”, analisa a secretária da prefeitura de Penha, Camila Luchtenberg.
Penha passa a fazer parte de um movimento nacional de digitalização dos serviços. “O uso Softwares em nuvem – que podem ser acessados de qualquer dispositivo com acesso a internet -, são indicados pelo Governo Federal. O servidor tem acesso aos dados de qualquer lugar, viabilizando o trabalho em viagens, ou mesmo na modalidade home office. O cidadão também pode acessar suas demandas online, sem a necessidade de se deslocar até a repartição pública. Além da agilidade, a disponibilidade online reduz gastos e a burocracia”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, responsável pelo fornecimento do software que está sendo implementado em Penha.
Especializada em fornecimento de softwares para gestão pública, a IPM atua nos três estados do sul, em São Paulo e em Minas Gerais.