Conheça o Parque da Serra do Tabuleiro, com muitas opções de aventuras, lazer e paisagens incríveis para você contemplar!
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina, foi criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do sul do Estado.
O Parque, que protege diversas espécies ameaçadas de extinção, ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
Este último é um dos maiores e mais importantes criadouros naturais de aves marinhas do Brasil, e também o local onde é possível encontrar espécies típicas da Mata Atlântica, como o gato-do-mato, e outras nem tanto, como um tipo de preá, que recebeu o título de mamífero mais raro do mundo por haver menos de 100 unidades do planeta.
O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque, que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representadas no Parque.
Essencial para a proteção desses ecossistemas e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também é de extrema importância por outros motivos. Protegidas pela vegetação da unidade estão as nascentes de rios como o da Vargem do Braço, Cubatão e D’Una. Esses rios fornecem água para grande parte dos domicílios da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado. O Parque atua ainda, devido a suas características de solo, relevo e vegetação, como um importante regulador climático para essas regiões.
Por suas características, ele é um campo de pesquisas incomparável. Localizado próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental. Mas, além da infraestrutura física, o principal atrativo são as riquezas naturais. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis tornam a Serra do Tabuleiro um dos principais tesouros catarinenses.
Visitando o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
O Centro de Visitantes do Parque funciona de quarta a domingo, das 09h às 17h.
Devido ao nível elevado de dificuldade da Trilha do Cambirela, uma das mais procuradas, e ao alto risco de acidentes da Trilha da Cachoeira do Rio Vermelho, o IMA recomenda que os interessados façam estes percursos com condutores especializados.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas